A competitividade do mercado de criptomoedas está cada vez mais acirrada, principalmente para o Ethereum. Segundo Nikolaos Panigirtzoglou, diretor administrativo do JPMorgan, o domínio do Ethereum está em risco conforme outras redes blockchain ganham espaço. Sua fala foi documentada pela Bloomberg.
Enfrentando taxas altas, talvez este seja o principal motivo que está fazendo com que usuários abandonem o Ethereum. Ainda sem data definida para a migração para o Proof-of-Stake (PoS), Vitalik Buterin propôs outra melhoria para contornar o problema das taxas.
Hoje os principais concorrentes do Ethereum são a Binance Smart Chain (BNB), Solana (SOL), Alavanche (AVAX) e até mesmo a Tron (TRX), abandonada por Justin Sun. Enfim, todos querem o reinado do Ether.
Dominância em 70%
Como apontado pela pesquisa do JPMorgan, hoje a dominância do Ethereum no mercado de DeFi está em 70%. Embora pareça bastante, é preciso notar que em janeiro de 2021 o Ethereum não tinha competidores, ou tinha porém ninguém os usava.
Panigirtzoglou, diretor administrativo do JPMorgan, também notou que a migração para Proof-of-Stake (PoS) pode acontecer após o mercado ter escolhido outra moeda. Com isso, poderá ser difícil para o Ethereum reconquistar usuários.
“[A escalabilidade], necessária para que a rede Ethereum mantenha seu domínio, pode chegar tarde demais.”
Sofrendo com o sucesso, a principal moeda focada em contratos inteligentes tornou-se inutilizável para quem deseja movimentar quantias pequenas de dinheiro.
Isso já foi notado mais de uma vez pelo próprio Vitalik Buterin, criador do Ethereum. Na primeira ele chega a mencionar a concorrente Solana. Já na segunda, relembra ter afirmado em 2017 que transações de ‘dinheiro da internet’ não deveriam custar mais do que 5 centavos, hoje uma transação de Ether está custando 38 reais.
Tapando o sol com peneira
Também nesta quarta-feira (5), Vitalik Buterin propôs outra melhoria relacionada ao EIP-1559, atualização passada que supostamente baixaria as taxas, novamente focando no problema das taxas.
Apesar disso, além das soluções de segunda camada, a única esperança para o Ethereum continuar competitivo parece ser o Proof-of-Stake. Todavia, após mais de seis anos de planejamento, esta atualização ainda parece estar longe.
Já o Bitcoin, embora em queda neste início de ano, ainda continua sem concorrentes diretos e muitos acreditam que ele vá atingir o valor de 100.000 dólares nos próximos anos.