Em anúncio publicado nesta quarta-feira (21), a Autoridade de Padrões Publicitários do Reino Unido (ASA) determinou o banimento de um comercial da corretora Crypto.com sobre NFTs.
Segundo o texto, a corretora “falhou em ilustrar os riscos de investimentos em NFTs”, bem como “não deixou claro que [o serviço] possui taxas”.
Além da Crypto.com, outros dois comerciais de NFTs foram banidos pela ASA no mesmo dia. Um deles pertence a Turtle United, já o segundo ao FC Barcelona, famoso clube de futebol.
As alegações são semelhantes, focando na falta de aviso sobre riscos sobre estes investimentos e taxas ocultas, como de cunhagem de tais NFTs.
Empresas não acreditam que NFTs sejam produtos financeiros
Assim como as criptomoedas, NFTs também passam por grandes flutuações de preço, o que pode atrair a atenção de especuladores. Contudo, as empresas citadas acimas não concordam com isso.
Como resposta à ASA, a Crypto.com afirmou que os NFTs disponíveis em sua plataforma são trabalhos artísticos e colecionáveis esportivos. Ou seja, como as famosas figurinhas físicas da Copa do Mundo, possuindo apenas valor colecionável.
A resposta do Barcelona, também com seu comercial banido, foi semelhante. Afirmando que os “Tokens Não Fungíveis (NFT) não eram produtos financeiros”, argumenta que o FCA não restringiu sua atividade e que “a compra de um NFT não pode ser considerada como um investimento”.
De qualquer forma, o ASA decidiu que os anúncios comerciais das três empresas não podem ser mais exibidos ao público.
“O anúncio não deve aparecer novamente em seu formato atual”, escreve a ASA. “Dissemos ao […] que sua publicidade deve deixar claro os riscos dos NFTs, afirmando que eles são um criptoativo não regulamentado e que seu valor pode diminuir ou aumentar. Eles também não devem omitir informações relevantes sobre taxas e cobranças em sua plataforma e limitações de propriedade do NFT.”
Por fim, vale lembrar que o Reino Unido é um dos países mais rigorosos com as criptomoedas, principalmente com propagandas. O mesmo vale para influenciadores que promovem produtos financeiros.