Um internauta atento ao site do Mercado Livre viu indícios de que uma criptomoeda estável (stablecoin) pode estar nos planos da gigante do e-commerce. As stablecoins são conhecidas no mercado por ter um valor lastreado em algum ativo, sendo mais comum em dólar, como é o caso da Tether (USDT) e Dólar Paxos (USDP), este último que já é aceito pelo Mercado Pago no Brasil para compra e vendas.
Apesar disso, existem stablecoins lastreadas em Euro, Ouro e até Yuan chinês, mostrando que esse mercado é amplo.
Na Argentina, por exemplo, país sede do Mercado Livre, uma proposta de stablecoin lastreada em lítio foi feita em 2021 e o caso de criação de novas moedas seguem crescendo.
Rumor de que Mercado Livre vai criar stablecoin “Melicoin”
Na página de API do Mercado Livre, uma informação interessante chamou a atenção de um desenvolvedor. Acessando o ambiente, o nome “Melicoin” foi visto por ele como um possível plano de se criar uma criptomoeda pela empresa.
Segundo o autor da publicação, Diego Marignac, que chegou a citar o COO Daniel Rabinovich em busca de esclarecimentos, ele diz que cruzou com uma nota interessante. Em dezembro de 2021, o desenvolvedor havia perguntado publicamente para a empresa se havia planos de lançamento de uma criptomoeda própria.
Mirá lo que acabo de cruzarme de casualidad: https://t.co/7JAvdFlAbn 😮
— Diego G Marignac (@dfgonzalez) January 9, 2022
Conhecida por ser uma das maiores plataformas de compra e venda de produtos na América Latina, com presença forte no Brasil, Argentina e México, o Mercado Livre tem suas ações listadas na bolsa dos Estados Unidos.
Com o símbolo “MELI”, suas ações na Nasdaq já valorizaram mais de 4.000% desde a listagem em 2007. Como o nome MELICOIN foi visto por Diego, o rumor de uma possível stablecoin da empresa acabou sendo compartilhado pela internet.
Vale lembrar que o Mercado Livre comprou Bitcoin como reserva de valor em 2021 e, apenas no Brasil por enquanto, listou a compra e venda de Bitcoin, Ethereum e Dólar Paxos.
O Livecoins procurou a empresa para comentar sobre o rumor de mercado. Em nota, o Mercado Livre disse que não vai comentar sobre o assunto.
Unicórnio regional é acompanha por empresas
É importante destacar que o Mercado Livre é uma grande empresa da América Latina e seus movimentos são acompanhados pelo mercado. Assim, qualquer envolvimento com criptomoedas por essa empresa é rapidamente notado e deve demonstrar uma tendência para os movimentos de negócios da região.
Após anunciar a comprar de Bitcoin em 2021, por exemplo, o Mercado Livre acabou inspirando outra grande empresa unicórnio da região a fazer o mesmo, que foi a Globant. Dessa forma, fica claro que a presença do Mercado Livre no mercado de criptomoedas é importante no mercado latino.