O mercado de criptomoedas continua em queda, mais de R$ 169 bilhões evaporam da capitalização total do mercado. O Bitcoin bateu recorde de desvalorização no ano e está sendo negociado abaixo de US $ 4.429 (R$ 16.700 no Brasil), todas as criptomoedas estão no vermelho, XRP segue resistindo à tempestade.
Nos últimos dois meses o mercado se manteve calmo, o bitcoin oscilava entre US $ 6300 e US $ 6600 e foi apelidado de stablecoin.
Nos últimos 7 dias no entanto, houveram três grandes quedas, uma em 14 de novembro, outra em 18 de novembro e mais uma ontem (19), fazendo o preço cair de US $ 6300 para US $ 4.400 – Quase dois mil dólares em desvalorização em menos de uma semana.
Nos últimos sete dias o Bitcoin perdeu um total de 30% em valor de mercado, ao longo do ano a moeda perdeu 68,13% de valor, no dia primeiro de janeiro de 2018, o Bitcoin era negociado por 14 mil dólares.
Rumores de manipulação de preço
Só nos últimos 7 dias o mercado perdeu uma capitalização de mercado de US $68 bilhões, saiu de US $ 210 bilhões para US $ 142 bilhões. A capitalização total de mercado do Bitcoin agora é de US $76 bilhões.
Comentários nas redes afirmam que essas quedas poderiam ser resultado de grandes detentores de bitcoin realizando manipulação de preços com a intenção de “comprar Bitcoin barato” depois.
Os analistas do RadarBTC publicaram um relatório intitulado de “Até quando vamos sangrar“, onde o ponto de vista da manipulação de preço é explorada
________
“Digamos que sejam 4 players “combinando” pra recomprar o mais baixo possível: 1) O fato de liquidar pequenos investidores é positivo?
2) Isso ajuda ou atrapalha a entrada de institucionais e aprovação do ETF? * O mercado ceder 30% em 1 semana sem nenhum tipo de noticia pode
ser considerado positivo de alguma forma? *Cadê os investidores que falavam que BTC poderia ir pra USD 15.000 ou 25.000 no final do ano? Pq não estão comprando? Isto é sinal claro que
não há demanda verdadeira.” Lucas de Carvalho e Marcel Pechman do RadarBTC
Seguindo a tendência de queda do Bitcoin, a maioria das principais criptomoedas, incluindo Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH), Stellar (XLM), EOS (EOS) e Litecoin (LTC) estão com perdas de 15 a 35%.
A XRP continua se destacando com uma queda menor, sustentando perdas de “apenas” 5% no meio do “apocalipse”. A criptomoeda se manteve incrivelmente bem, alcançando uma taxa de câmbio alta de 10 meses entre o par BTC-XRP.