China

Rumores dizem que China desligou 400 mil máquinas de mineração de Bitcoin

Share

Rumores circulando no X, antigo Twitter, afirmam que a China desligou cerca de 400 mil máquinas de mineração de Bitcoin na região de Xinjiang. Uma das principais fontes é Jack Kong, fundador da Nano Labs e ex-presidente da Canaan.

“As fazendas de mineração de Bitcoin em Xinjiang estão desligando uma após a outra, e os Estados Unidos novamente saem ganhando sem fazer nada!”

“O hashrate caiu 100 EH em relação a ontem, uma queda de 8%. Considerando uma média de 250 TH por máquina, pelo menos 400 mil máquinas foram desligadas”, escreveu o executivo nesta segunda-feira (15).

Ex-presidente da Canaan, uma das maiores fabricantes de ASICs para mineração de Bitcoin do mundo, afirma que governo chinês está fechando mineradoras no país. Fonte: X.

Possível fechamento de mineradoras chinesas acontece após mídia revelar que país continuava minerando

Usando dados do Hashrate Index, a Reuters relatou no fim de novembro que a China ainda era responsável por 14% da mineração mundial de Bitcoin, aparecendo atrás somente dos EUA e Rússia.

Cerca de uma semana depois, o Banco Popular da China anunciou que o país continuaria sua política contra as criptomoedas.

Segundo fontes locais, a reunião contou com a presença de diversos órgãos, incluindo Ministério da Segurança Pública, Supremo Tribunal Popular, Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, Ministério da Justiça, Comissão Reguladora de Valores Mobiliários, dentre outros.

Como destaque, o texto aponta que a especulação por criptomoedas e a atividade ilegal ressurgiu no país recentemente, apresentando novos desafios para o controle de riscos.

Portanto, é possível que a cobertura da mídia internacional, somado a esta reunião, tenham dado início a esta nova repressão contra mineradores chineses.

Rumores são difíceis de serem verificados

Segundo o site BitInfoCharts, o hashrate da rede caiu de 1,1 zettahash por segundo (ZH/s) para 888 exahashes por segundo (EH/s) nos últimos dois dias, uma queda de quase 20%.

No entanto, como pode ser visto no gráfico abaixo, os dados são cheios de ruídos e variações dessa magnitude acontecem com certa frequência.

Hashrate do Bitcoin. Fonte: BitInfoCharts/Reprodução.

Nas redes sociais, alguns perfis chineses aproveitaram os rumores para também afirmar que os mineradores estão vendendo suas moedas, motivo pelo qual o Bitcoin está caindo nos últimos dias.

Conforme a China é um país muito fechado, não há fontes oficiais confirmando este confisco ou desligamento, apenas rumores de perfis importantes no cenário.

Somado a isso, é possível que outros estejam se aproveitando da narrativa para gerar pânico no mercado.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK