Rússia prende homem que doou criptomoedas para a Ucrânia, veja o vídeo

Um vídeo publicado pelo jornal russo Izvestia mostra o momento em que as autoridades saem de um veículo para abordar o suspeito que, após algemado, foi conduzido para uma sede do FSB.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) prendeu um homem sob acusação de traição nesta quarta-feira (18) após ele ter doado criptomoedas para financiar o exército da Ucrânia. Os dois países estão em guerra desde fevereiro de 2022.

Um vídeo publicado pelo jornal russo Izvestia mostra o momento em que as autoridades saem de um veículo para abordar o suspeito que, após algemado, foi conduzido para uma sede do FSB.

Conforme detalhes sobre as investigações não foram divulgados, não é possível saber como as autoridades chegaram ao suspeito, nem mesmo o seu nome ou idade.

Rússia prende homem por traição após envio de criptomoedas para a Ucrânia

Tendo um poder armamentista muito menor do que a Rússia, a Ucrânia optou por diversas táticas para combater seu inimigo. Como exemplo, o país passou a aceitar doações em criptomoedas de seus simpatizantes e em poucos dias já havia recebido R$ 250 milhões em Bitcoin para comprar drones e outros equipamentos militares.

Em entrevista publicada em 2023, Alex Bornyakov, vice-ministro de Transformação Digital da Ucrânia, comentou que até mesmo russos estavam por trás dessas doações.

Nesta quarta-feira (18), a Rússia prendeu uma dessas pessoas, afirmando que o homem violou o artigo 275 do Código Penal da Rússia, que aborda o tema de traição.

“A atividade ilegal de um residente de Komsomolsk-on-Amur, envolvido em traição ao Estado ao fornecer ajuda financeira às Forças Armadas da Ucrânia em atividades direcionadas contra a segurança da Federação Russa, foi interrompida”, disse o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) em nota divulgada pelo Izvestia.

O vídeo abaixo mostra o momento em que o cidadão é capturado e conduzido à sede do FSB.

VÌDEO

Nascido na Rússia, o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, também já declarou ter doado criptomoedas para a Ucrânia. No entanto, o desenvolvedor não reside no país há anos.

A Rússia e as criptomoedas

Assim como a Ucrânia, a Rússia também está usando as criptomoedas para minimizar os impactos da guerra em sua economia. Isso porque a Rússia foi sancionada por diversos países e está tendo problemas no comércio internacional.

Por conta disso, o Banco Central da Rússia recomendou que empresas usem criptomoedas para driblar tais sanções. Mais tarde, o governo também legalizou as criptomoedas, mas notou que o uso de stablecoins no comércio local está proibido, afinal isso poderia derrubar o valor de sua moeda, o rublo.

Embora essa adoção pelos dois países esteja longe de ter as melhores motivações, as criptomoedas estão mostrando como podem ser úteis em diversas situações.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias