Rússia proíbe mineração de Bitcoin e criptomoedas em 10 regiões até 2031

A mineração em outras áreas do país segue permitida, mas sob exigências legais.

O governo russo anunciou a proibição da mineração de Bitcoin e criptomoedas em 10 regiões estratégicas, com medidas válidas de 1º de janeiro de 2025 até 15 de março de 2031.

Oficializada por uma resolução do Gabinete de Ministros, a decisão é argumentada na estratégia do país de estabilizar o consumo energético em áreas críticas e equilibrar as demandas da indústria.

Conforme o texto, a proibição se aplica a regiões como Daguestão, Chechênia, Kabardino-Balkaria, Ossétia do Norte e as repúblicas de Donetsk e Lugansk. Também estão incluídas as regiões de Zaporozhye e Kherson.

Em outras áreas, como Irkutsk, Buriácia e Território Trans-Baikal, as restrições serão temporárias, abrangendo os períodos de maior consumo de energia: de 15 de novembro a 15 de março, com exceção de 2025, quando a proibição será estendida de 1º de janeiro a 15 de março.

Regiões Russia com proibição mineracao Bitcoin até 2031 (Foto: Livecoins)
Regiões Russia com proibição mineracao Bitcoin até 2031 (Foto: Livecoins)

Mineração de Bitcoin e criptomoedas proibidas em regiões estratégicas

O principal objetivo da medida, segundo o governo, é equilibrar o consumo de energia e mitigar os subsídios cruzados que beneficiam regiões com tarifas mais baixas de eletricidade, como o Norte do Cáucaso.

Sergei Kolobanov, especialista do Centro de Economia dos Setores de Combustíveis e Energia, disse à agência TASS que a proibição está alinhada com a transição para um mercado de energia mais liberalizado, o que poderá levar ao fim das restrições em regiões com capacidade energética suficiente.

Além disso, Vladimir Klimanov, diretor do Centro de Política Regional da Academia Presidencial, afirmou ao site russo que as tarifas reduzidas no Cáucaso e no Extremo Oriente têm sido compensadas por consumidores em outras partes do país.

Ele acredita que as novas regras trarão maior equidade para empresas que atuam no setor de mineração de criptomoedas.

Mineração de criptomoedas não está proibida em toda Rússia

Desde novembro de 2024, a mineração de criptomoedas foi formalmente legalizada na Rússia, exigindo o registro de mineradores junto ao Serviço Fiscal Federal (FTS).

Empresas e empreendedores individuais devem informar detalhes como endereços de carteiras e ativos obtidos. Pessoas físicas têm permissão para minerar com um consumo de energia limitado a 6 mil kWh por mês.

A resolução estabelece que a lista de regiões sujeitas à proibição poderá ser revisada pela comissão governamental responsável pelo desenvolvimento do setor de energia elétrica.

Enquanto isso, a mineração em outras áreas do país segue permitida, mas sob exigências legais.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias