A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adiou sua decisão sobre o ETF de Bitcoin à vista da Ark Invest e da 21Shares para 2024. Embora isso tenha feito o Bitcoin cair cerca de 600 dólares na tarde de terça-feira (26), o ativo já recuperou as perdas nesta manhã de quarta (27).
Segundo documento publicado pela Comissão, o motivo do adiamento foi uma mudança de regra proposta. Sendo assim, a SEC terá mais tempo para analisar o pedido de ETF para então aprová-lo ou desaprová-lo. No entanto, o movimento da SEC ocorre no mesmo dia em que congressistas americanos pedem para a Comissão aprovar tais ETFs.
A decisão chama atenção devido à antecipação da SEC, que poderia anunciar esse adiamento apenas em novembro. Nas outras oportunidades, a Comissão sempre deixou a decisão para o último momento. Outra que teve seu pedido adiado nesta terça-feira (26) foi a Global X ETFs.
Outros pedidos, incluindo das gigantes BlackRock e Fidelity, também continuam na espera de uma resposta pela SEC. O próximo prazo para a Comissão está marcado para meados de outubro.
SEC adia pedido de ETF da Ark Invest e 21Shares para 2024
Enquanto diversas gestoras só reemitiram seus pedidos de ETF de Bitcoin à vista após a entrada da BlackRock, a Ark Invest e a 21Shares já estavam ‘na fila’. Sendo assim, seu pedido está com cerca de 2 meses de vantagem sobre suas principais concorrentes.
De qualquer forma, a SEC já deixou claro que pretende apresentar sua decisão apenas em 2024. No texto, a Comissão alega que precisa de tempo para analisar as recentes mudanças feitas no pedido.
“A Comissão considera que é apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a mudança da regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerá-la”, escreveu a SEC sobre o pedido de ETF de Bitcoin à vista da Ark Invest e da 21 Shares.
“Assim, a Comissão […] designa 10 de janeiro de 2024 como a data até a qual a Comissão deverá aprovar ou desaprovar a alteração proposta das regras.”
Tal adiamento também deve ter impacto nos pedidos da BlackRock, VanEck, Wisdomtree, Wise e Invesco, cujos prazos estão marcados para o dia 17/10. O mesmo vale para o pedido da Bitwise (16/10) e da Valkyrie (19/10). Ou seja, é possível que também sejam empurrados para janeiro de 2024.
Por fim, a decisão da SEC até fez o Bitcoin cair 2,5% na terça-feira, mas a criptomoeda recuperou-se rapidamente nesta manhã de quarta. No momento desta redação, o bitcoin segue acima dos US$ 26.500.
Especialistas estão de olho nos ETFs de Ethereum
Enquanto a SEC não toma uma decisão sobre os ETFs à vista de Bitcoin, os analistas começam a dar mais atenção para os ETFs futuros de Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado.
“Embora o [ETF] à vista permaneça no limbo, é altamente provável (90% de probabilidade) que os ETFs futuros de Ether comecem a ser lançados no início de outubro”, escreveu Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg após a SEC adiar sua decisão sobre o ETF de Bitcoin à vista.
“Será uma corrida selvagem.”
While spot remains in limbo, Ether futures ETFs highly likely (90% odds) to start rolling out in early Oct. Valkyrie first (albeit with a btc + eth ETF) followed by dozen+ straight ether futures ETFs. Gonna be a wild race albeit w/ much lower stakes than spot via @JSeyff pic.twitter.com/no8kP5DTZt
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) September 27, 2023
Gary Gensler, presidente da SEC, está participando de uma audiência no Congresso dos EUA na manhã desta quarta-feira (27). A conversa pode ser acompanhada no vídeo abaixo.