Indira Kempis, senadora mexicana pró-Bitcoin, está se candidatando a presidência do México. Sua candidatura foi anunciada através de suas redes sociais, bem como em grandes mídias como o jornal El País, nesta semana.
Logo após El Salvador adotar o Bitcoin como moeda legal, em setembro de 2021, a senadora mexicana, que já advogada em defesa da criptomoeda, tomou coragem e prometeu tornar o BTC moeda de curso legal também em seu país.
“Bitcoin será moeda de curso legal. Não é gosto, nem opinião. É porque um futuro descentralizado começa aí.”
#Bitcoin será moneda de curso legal. No es de gusto ni de opinión.
Es porque un futuro descentralizado comienza ahí…
— Indira Kempis de I. (@IndiraKempis) October 3, 2022
Embora o peso mexicano esteja em um forte rali contra o dólar americano, em alta de 53,6% desde abril de 2020, a inflação da moeda local segue alta, em 5,06% ao ano. Portanto, o Bitcoin poderia servir como uma alternativa àqueles que estão cansados desse imposto oculto.
Indira Kempis se candidata a presidência do México
Embora sua campanha esteja focado no fato de que ela pode ser a primeira presidente mulher do México, Indira Kempis também promete causar uma grande revolução na economia do país. Em suas redes sociais, não é difícil encontrar a senadora mexicana falando sobre Bitcoin e, principalmente, liberdade.
“Educação financeira não tradicional. Porque era proibido falar de futebol, de religião e de política… Também de dinheiro”, escreveu Kempis na terça-feira (29). “O dinheiro pertence ao povo e não ao governo. As novas gerações merecem esse futuro sem tabus.”
Educación financiera no tradicional.
Porque hablar de fútbol, de religión y de política estaba prohibido… También hablar de dinero.El dinero es de la gente no del gobierno.
Las nuevas generaciones se merecen ese futuro sin tabúes.
— Indira Kempis de I. (@IndiraKempis) August 29, 2023
Sobre sua candidatura, alguns apontam que a candidata não possui chance. No entanto, em entrevista ao El País, Kempis destaca que já ouviu isso outras vezes em sua vida, mas que isso não a impediu de conquistar o que desejava.
“Já me disseram isso muitas vezes na vida. Disseram-me que eu não poderia estudar e, junto com a minha comunidade, consegui estudar. Eles me disseram que eu não poderia levantar a voz diante do poder porque eles iriam me matar e eu levantei a voz para exigir justiça. Disseram-me que eu não poderia entrar na política.”
Bitcoin está se tornando campanha política
O Bitcoin atraiu muitos anarquistas para seu lado desde o seu lançamento em 2009, muitos acreditando que a criptomoeda seria uma resposta à altura das moedas fiduciárias e inflacionárias estatais. No entanto, também conseguiu chamar a atenção de pessoas menos extremistas ao longo do caminho.
Hoje, quase 15 anos depois, o Bitcoin parece ter alcançado o outro lado do tabuleiro. Nos EUA, diversos presidenciáveis, como Robert F. Kennedy Jr., Francis Suarez e Ron DeSantis, estão usando o Bitcoin em suas promessas de campanha, prometendo um futuro mais livre.
Já na Argentina, Javier Milei venceu as primárias e prometeu acabar com o Banco Central de seu país. Como alternativa, Milei obviamente sugere o uso do Bitcoin, mas também garante que cada argentinos será livre para escolher a sua moeda.
Por fim, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, é provavelmente o maior exemplo dessa transição para uma economia centrada no Bitcoin. Agora, Indira Kempis é mais uma presidenciável que se junta a essa “equipe” e o México pode ser o próximo país do BTC.