A LEGO, famosa fabricante de brinquedos, teve seu site hackeado na última sexta-feira (4) para promover uma falsa criptomoeda homônima. Em nota, a empresa afirmou que o problema já foi resolvido e nenhuma de usuário foi comprometida.
Conforme a LEGO explora outras áreas além de brinquedos de plástico, como filmes e jogos online, seria possível acreditar que eles também teriam interesse em expor sua marca no mundo das criptomoedas.
No entanto, o link dos golpistas levava as vítimas em potencial para um site externo. Ou seja, um claro sinal de que se tratava de um golpe.
LEGO é hackeada para promover golpe com criptomoedas
Enquanto todo site permaneceu original, os golpistas alteraram apenas a imagem de capa e sua mensagem, apresentando minifigures dourados ao lado de diversas moedas que levam o nome da empresa.
“Nossa nova LEGO Coin foi finalmente lançada”, aponta o texto dos golpistas no site da LEGO. “Compre a nova LEGO Coin hoje e libere recompensas secretas.”
Apesar da sutileza dos hackers, que costumam ser mais grosseiros em suas tentativas de golpe, poucos caíram na armadilha. Segundo dados de corretoras descentralizadas, apenas quatro ordens de compra foram feitas na falsa criptomoeda da LEGO.
Em nota à Engadget, primeira a cobrir o caso, a empresa afirmou que o problema foi corrigido e que nenhum cliente teve seus dados vazados.
“Em 5 de outubro de 2024 (na noite de 4 de outubro nos EUA), um banner não autorizado apareceu brevemente no site LEGO.com. Ele foi rapidamente removido, e o problema foi resolvido. Nenhuma conta de usuário foi comprometida, e os clientes podem continuar comprando normalmente. A causa foi identificada e estamos implementando medidas para evitar que isso aconteça novamente.”
No momento desta redação, o site ainda se encontra em manutenção.
O site brasileiro não foi afetado.
Usuários brincam com a situação
No Reddit, diversos usuários se divertiram com a tentativa de golpe. “É uma imagem gerada por IA tão ruim… parece que nem se esforçaram”, comentou um deles. “Claramente uma imagem gerada por IA. Esse veículo parece mais um brinquedo Dinky e está dividido em dois”, comentou um segundo, com olhar mais atento.
Outros comentaram que a única criptomoeda que eles investiriam são peças de LEGO que se parecem com moedas.
Por fim, felizmente o hack não fez muitas vítimas, mas o caso mostra que às vezes não é possível confiar nem mesmo em sites oficiais de empresas. Portanto, é bom estar atento e também conferir redes sociais antes de ir às compras.