Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, declarou nesta quarta-feira (2) que a situação atual da Rússia ressalta a necessidade de tomar uma ação em relação as criptomoedas e outros meios de finanças digitais.
Seu depoimento acontece após muitos especularem que russos poderiam usar, ou já estar usando, criptomoedas como o Bitcoin para evitar sanções, bem como para proteger seu capital conforme o preço do rublo russo despenca.
Além de criptomoedas, Powell também falou sobre a CBDC dos EUA, apontando que o Fed lançou um relatório sobre o dólar digital no começo deste ano. Entretanto, sua posição ainda é a mesma conforme não enxerga benefícios maiores que os riscos da criação de uma moeda digital.
Conflito Rússia-Ucrânia deu voz ao Bitcoin
Embora nenhum país tenha atacado a Rússia em resposta a sua invasão à Ucrânia, diversas sanções financeiras estão sendo tomadas para enfraquecer o país comandado por Vladimir Putin. Com isso, o Bitcoin vem ganhando espaço por ser uma moeda global e incensurável.
Desta forma, Jerome Powell, presidente do Fed, mostrou-se preocupado sobre como as criptomoedas podem ajudar os russos a driblarem tais sanções, como pode ser notado em sua fala desta quarta-feira (2).
“Isso ressalta a necessidade de uma ação do Congresso sobre finanças digitais, incluindo criptomoedas, nós temos essa indústria florescente com muitas partes e não temos o tipo de estrutura regulatória que precisa existir”
Para o bem ou para o mal, criptomoedas verdadeiramente descentralizadas, como o Bitcoin, não podem ser paradas. Entretanto, vale notar que o governo tem controle sobre empresas registradas em seu país, como no caso de exchanges.
Seguindo, Powell explica ser necessário a criação de uma nova estrutura pensada no combate ao seu uso por criminosos, citando desde evasão fiscal até terrorismo.
“O que é necessário é uma estrutura e, em particular, maneiras de impedir que essas criptomoedas [sem uma instituição por trás] sirvam como um veículo para financiar terroristas, comportamento criminal em geral, evasão fiscal e coisas do gênero. Então acredito que é o que eu diria lá… Eu realmente não sei até que ponto [o uso de criptomoedas por russos] seja real, embora seja possível ouvir e ler sobre isso nos jornais”, declarou Jerome Powell, presidente do Federal Reserve
Criação do dólar digital
Ao ser questionado se uma CBDC — sigla para Moeda Digital de Banco Central — seria útil em momentos como este, Powell respondeu que ainda não está certo se os benefícios seriam maiores que os riscos.
Desta forma, afirmou que o Fed liberou um estudo sobre a possível criação do dólar digital, a CBDC dos EUA, para obter opiniões do público. Finalizando, explicou que o Fed investirá tempo e dinheiro para tomar uma decisão apropriada.
As falas de Powell estão disponíveis no vídeo abaixo, publicado no YouTube pela CNBC.