Teoria dos Jogos e Criptomoedas possuem relação?

-

Siga no
Anúncio

Uma das teorias mais estudadas em vários setores, a Teoria dos Jogos, também pode ser analisada pela perspectiva das criptomoedas e criptoeconomia.

Teoria dos Jogos e Criptomoedas

Essa teoria é utilizada na matemática aplicada há várias décadas, mas também analisada por várias ciências, tendo seu início na economia.

Já foi utilizada nos campos nucleares, biológicos, da computação e vários outros setores, chegando até as criptomoedas por consequência.

Anúncio

A teoria dos jogos explora como pessoas racionais tomam decisões estratégicas em diferentes cenários. Embora muitas vezes confundida com a lógica geral, a teoria dos jogos é baseada em termos puramente matemáticos e tem aplicações em qualquer domínio onde as pessoas devem coordenar ou competir umas com as outras.

Com a ideia inicial de Satoshi Nakamoto, e a publicação do paper do Bitcoin, o mundo passou a pensar em um modelo de criptoeconomia, baseado no poder de cada indivíduo ser o seu próprio banco e representante.

Um dos jogos mais conhecidos nessa teoria é o Dilema dos Prisioneiros, uma situação de impasse que pode resultar em diversas situações para os envolvidos.

Há quem no mercado busque utilizar Estratégias de Trade para aumentar suas posições de criptomoedas, mas há quem acredite que isso é um Jogo de Soma Zero, também citada na Teoria dos Jogos.

Um dos criptógrafos mais conhecidos no mundo, Nick Szabo já citou o que acha da economia e da teoria dos jogos. O seu pensamento nos diz que a criptografia da blockchain valida o passado e dá a recompensa futura pelo trabalho, uma nova concepção de economia é então entendida, de forma descentralizada e segura.

Relação entre Teoria dos Jogos e Criptomoedas

Como a relação da Teoria dos Jogos com a economia e com a computação é notável, há também que vermos sobre a questão das criptoeconomia.

Com a mineração das criptomoedas e consequente validação dos blocos temos que os mineradores são jogadores. Quem transaciona as criptomoedas no dia a dia também é considerado um jogador.

Cada jogador possui concorrentes, e também estratégias para obter o máximo de lucro para si mesmo.

Mas, e se os mineradores resolverem estragar o sistema da Blockchain, qual a vantagem para eles? Como o sistema de mineração possui vantagens no seu processo, não há vantagens em se fazer isso, pois a rede Bitcoin possui o chamado sistema de punição que garante que isso não ocorra.

Um exemplo de sistema distribuído que não possui o sistema de punição incluso são os famosos Torrents, que um usuário ao baixar o mesmo não possui benefícios de manter a rede funcionando, e facilmente vários torrents não funcionam mais com o tempo.

E os jogadores, podem escolher utilizar outras cadeias do Bitcoin, forks por exemplo e sair da rede principal? Sim até poderiam, mas a rede Bitcoin possui o valor que as pessoas dão a ela, e como o Bitcoin Core é a principal a ser utilizada no cotidiano mundial não há vantagens em tentar utilizar outras, pelo menos atualmente ainda é assim.

Ao analisar a dominância do Bitcoin com o tempo mesmo em fases de vários ICO e novas criptomoedas chegando ao mundo, forks e tudo mais podemos ver que a sua rede é inevitavelmente a mais utilizada. Nem o Bitcoin Cash, seu mais famoso fork conseguiu alcançar os níveis do Bitcoin mesmo estando no TOP 10 do Marketcap, isso se deve ao fato do valor que as pessoas dão a rede principal.

Como as criptomoedas atuais, em sua maioria pelo menos, são baseadas em consenso e o mesmo depende da maioria concordar com as decisões a serem tomadas, entra aí também a Teoria dos Jogos.

A forma de se fazer consenso em muitas criptomoedas são criticadas, e muitas são dadas como certa por vários estudiosos.

Nem sempre vemos “Blockchain” nas criptomoedas, como por exemplo a IOTA utiliza DAG, a Holochain também pensa em outra forma de rede de transações, e vários outros projetos possuem ressalvas quanto ao desempenho dos consensos inclusive do Bitcoin.

Algumas ponderações acerca das criptomoedas

Um fato inegável é que a criação do Bitcoin deu credibilidade a assuntos como privacidade na web, movimento cypherpunk, e estamos presenciando uma grande revolução com o seu potencial.

Por hora vamos estudando sobre Proof-of-work, Proof-of-stake, Masternodes, ICO e tudo mais que ronda a nova criptoeconomia e seu novo modelo de negócios testado em escala mundial.

Não há como adivinhar se no futuro estaremos utilizando a blockchain do Bitcoin no cotidiano, mas tudo indica que essa é a rede de transações mais forte no mercado, no quesito segurança não há dúvidas.

Para finalizar, se você interessou e quer saber mais sobre a Teoria dos Jogos e Criptomoedas, aconselho também a assistir ao filme Uma Mente Brilhante, que trata do criador dessa teoria que foi o matemático John Nash, interpretado pelo ator Russell Crowe.

 

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Corretora de Bitcoin Foxbit

Foxbit perde ação contra Caixa Econômica Federal

Mais uma corretora de Bitcoin no Brasil entrou na justiça contra uma instituição bancária e teve problemas. Isso porque, a Foxbit perdeu uma ação...

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...

EUA prende membro de um dos maiores grupos de hackers do mundo

Nathan Wyatt, membro de um grupo de cibercriminosos que extorquiam Bitcoin, se declarou culpado e foi sentenciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por...

Últimas notícias

Executivo da JBS exalta blockchain para controle de gados

Uma das maiores produtoras de carnes do mundo, a JBS tem sido alvo de desconfianças nos últimos tempos. Na reação as críticas, o executivo...

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...