A partir desta quarta-feira (24), quem quiser usar Bitcoin para comprar um carro da Tesla já poderá fazer por meio do site oficial da montadora. O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk, CEO da empresa.
Em fevereiro, conforme publicou o Livecoins com exclusividade, uma página de teste da Tesla com uma opção de pagamento em Bitcoin foi descoberta.
Na tela, que pode ser vista abaixo, a Tesla usava a plataforma BTCPay, um software de código aberto e auto-hospedado que se destaca principalmente por não ter nenhum intermediário e não converter o valor para moeda fiduciária.
Ao que tudo indica, depois de testar a platforma, Elon Musk decidiu que ela era a melhor opção. O curioso é que o bilionário também decidiu que o valor em Bitcoin recebido pela empresa não será convertido em moeda fiduciária.
A opção já está disponível como forma de pagamento para todos os modelos de veículos elétricos da empresa.
“Agora você pode comprar um Tesla com Bitcoin”, tuítou Musk, acrescentando:
“A Tesla está usando um software interno de código aberto e opera nós de Bitcoin diretamente. O Bitcoin pago à Tesla será retido como Bitcoin, não convertido em moeda fiduciária”, twittou Elon Musk.
A afirmação de Musk revela que a empresa tem intenção de acumular cada vez mais bitcoins, ao invés de simplesmente vende-los.
Tesla is using only internal & open source software & operates Bitcoin nodes directly.
Bitcoin paid to Tesla will be retained as Bitcoin, not converted to fiat currency.
— Elon Musk (@elonmusk) March 24, 2021
Preço do Bitcoin sobe com notícia
O mercado já esperava que a Tesla aceitasse Bitcoin, já que a empresa fez o anúncio no início de fevereiro, ao mesmo tempo que revelou ter investido US $ 1.5 bilhão na moeda digital.
O Bitcoin saltou 3,84% nas últimas 24 horas, chegando a ser negociado por US $ 56,641.
A Tesla é a primeira montadora do mundo a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento e pode abrir caminho para que diversas outras empresas sigam seus passos.
Além da Tesla, diversas outras instituições estão testando como aceitar a moeda digital. Durante vários anos algumas empresas não quiseram aceitar o ativo porque não sabiam lidar com a volatilidade.
Musk, porém, parece ter achado a solução, que é manter a moeda digital, ao invés de converte-la para moeda fiduciária.
Apesar disso, da mesma forma que Musk – agora um “bitcoiner” – não quer vender seus bitcoins por dólares, outros bitcoiners também podem não querer gastar seus bitcoins em troca de um Tesla.
Resta saber quantos carros a Tesla vai vender em sua primeira semana aceitando Bitcoin, e , portanto, quantas pessoas estão dispostas a trocar bitcoins por um carro elétrico.