Tether anuncia o fim de sua stablecoin na Europa e dá prazo para resgate

A empresa que também emite a USDT anunciou nesta quarta-feira (27) o fim do suporte a sua EURT.

Em um comunicado mundial ao mercado nesta quarta-feira (27), a Tether anunciou o fim da sua stablecoin na Europa, a EURT. Não tão famosa quanto a USDT, lastreada em Dólar, a criptomoeda lastreada no Euro se encerrará em 1 ano.

De acordo com a nota, a empresa monitora os riscos da emissão de suas stablecoins no mercado, avaliando cenários e os custos de manutenção envolvidos.

E com o tom dos reguladores europeus escalando sobre o mercado de criptomoedas, a empresa decidiu parar a emissão da EURT desde 2022. Ou seja, há pelo menos dois anos a Tether não emite mais nenhuma stablecoin lastreada em Euro.

Após cuidadosa consideração, tomamos a decisão de descontinuar o suporte para EUR₮ . Como tal, a Tether cessou a cunhagem de EUR₮, com a última solicitação de aquisição processada em 2022, e novas solicitações de emissão de EUR₮ não são mais aceitas“, disse a empresa.

Clientes da stablecoin da Tether na Europa devem resgatar valores em até 1 ano, quando o fim será imediato

Na nota pública desta quarta, a Tether indicou que a decisão de interromper sua stablecoin na Europa se alinha com a direção estratégica ampla da empresa. Isso porque, considerando as estruturas regulatórias como a temida MiCA, a empresa acredita não haver espaço para sua atuação local ainda.

Sem aliviar para o lado dos reguladores, a Tether indicou que aguarda uma regulação que favoreça a inovação e ofereça estabilidade e proteção, o que não tem ocorrido.

Mesmo agradecendo a confiança dos seus investidores, a Tether indicou que os resgates da stablecoin tem o prazo final de 27 de novembro de 2025, em todas as blockchains da qual tem suporte.

“Os clientes da Tether que possuem EUR₮ em todas as blockchains devem resgatar seus ativos dentro de um ano, terminando em 27 de novembro de 2025.”

De acordo com apuração do Livecoins, os clientes ainda possuem saldos nas blockchains Ethereum e Omni, com 25 milhões de euros ainda disponíveis.

Pressão regulatória sobre stablecoins ganha o mundo

As stablecoins são aquelas criptomoedas com valor estável em torno de algum ativo financeiro. A Tether, considerada a maior emissora do mercado, emite além do EURT e USDT as stablecoins CNHT (em Yuan chinês), MXNT (Peso mexicano) e XAUT (ouro).

Com todos os produtos ganhando tração de investidores em todo o mundo, os reguladores começaram a se preocupar com a solvência e segurança dos emissores. A Tether, por exemplo, já sofreu com a desconfiança do mercado quanto a liquidez de seus ativos, e agora mantém uma prova de reservas pública para os investidores.

No Brasil a situação também se agrava, com um projeto de lei chegando ao Congresso Nacional nos últimos dias para regular especificamente as stablecoins.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias