A Câmara dos Representantes do Texas recebeu na última quinta-feira (12) um projeto de lei com objetivo de criar uma reserva estratégica de bitcoin para o estado.
O deputado estadual republicano Giovanni Capriglione anunciou o projeto durante um evento no X Spaces, explicando que a proposta permitiria ao estado aceitar impostos, taxas e doações em bitcoin, que seriam mantidos por pelo menos cinco anos.
De acordo com o Satoshi Action Fund, uma organização sem fins lucrativos que colaborou na formulação do PL, o objetivo é reforçar a estabilidade fiscal do Texas e posicionar o estado como um líder em inovação no setor de bitcoin.
🇺🇸 STRATEGIC #BITCOIN RESERVE IS NOW OFFICIALLY HAPPENING IN TEXAS.
WHAT A TIME TO BE ALIVE 🤯 pic.twitter.com/Lub2sRyVzD
— Vivek⚡️ (@Vivek4real_) December 12, 2024
Capriglione afirmou que a inflação é um desafio para os investimentos do estado e que a criação de uma reserva de bitcoin poderia ser vantajosa nesse contexto.
“Acabei de protocolar o projeto de lei intitulado ‘Um ato relacionado ao estabelecimento de uma reserva de bitcoins no tesouro estadual do Texas e à gestão de criptomoedas por entidades governamentais”, declarou o deputado.
Texas e Bitcoin
O Texas, que possui a segunda maior economia dos Estados Unidos e a oitava maior do mundo, também abriga a maior concentração de mineradores de bitcoin no país.
A expectativa é que parte desses mineradores comece a pagar impostos usando a criptomoeda. A proposta, no entanto, não inclui uma estratégia de compra direta de bitcoin pelo estado.
Capriglione afirmou que pretende ampliar o escopo do projeto de lei conforme o apoio de outros legisladores seja consolidado. “Este passo inicial permite alguma opcionalidade e flexibilidade, mas, se houver apoio suficiente, podemos torná-lo ainda mais robusto”, afirmou.
A discussão sobre uma reserva estratégica nacional de bitcoin ganhou força após a eleição do presidente Donald Trump, que fez promessas de campanha relacionadas às criptomoedas.
Desde então, o preço do bitcoin registrou uma alta superior a 45%, impulsionado pelas expectativas dos investidores quanto à possível implementação de reservas estaduais e nacionais.