A Toncoin, criptomoeda com envolvimento do Telegram, disparou nas últimas horas e entrou para a lista de 10 principais ativos digitais do mercado. Com alta de mais de 30% nos últimos sete dias, a moeda digital está sendo negociada por US$ 6,84.
O envolvimento do Telegram com a Toncoin (TON) continua sendo objeto de debate. Embora a equipe do aplicativo de mensagens afirme que abandonou o projeto, a moeda continua sendo desenvolvida de forma independente e, sobretudo, mencionada diversas vezes pelo CEO do Telegram, Pavel Durov.
Enquanto isso, o Telegram tem avançado na integração da Toncoin em suas operações, principalmente em sua nova plataforma de anúncios.
A atualização permite que os anunciantes comprem espaço publicitário no Telegram usando a Toncoin e estabelece um modelo de compartilhamento de receitas com os criadores de conteúdo.
Criptomoeda do Telegram?
Assim como aconteceu com o Facebook e sua criptomoeda Libra/Diem, o Telegram não agradou os reguladores, que barraram o desenvolvimento de sua blockchain, a TON (Telegram Open Network), após arrecadarem 1,7 bilhão de dólares.
Na época, Pavel Durov postou uma nota sobre o ocorrido, onde lamentava que o projeto teria que ser descontinuado. Apesar disso, Durov desejou sorte para aqueles que buscam um mundo mais livre.
“Quero concluir este post desejando sorte a todos aqueles que buscam descentralização, equilíbrio e igualdade no mundo. Você está lutando a batalha certa. Esta batalha pode muito bem ser a batalha mais importante de nossa geração. Esperamos que você tenha sucesso onde falhamos.”
Embora a pressão do governo para derrubar a blockchain do Telegram tenha parecido uma notícia ruim, na verdade, a proibição fez com que o projeto se tornasse mais descentralizado e resiliente a censura de governos ao trabalhar de forma independente.
Após sua blockchain ser renomeada para The Open Network, o projeto parece mais vivo do que nunca. Hoje a criptomoeda entrou para a lista de 10 ativos digitais com maior valor de mercado.
Enquanto isso, a TON Society, grupo dedicado ao desenvolvimento da blockchain TON, anunciou uma colaboração com a HumanCode, uma empresa especializada em inteligência artificial, para lançar um sistema de verificação de identidade.
O sistema, que utiliza tecnologia de digitalização da palma da mão, promete ser acessível a todos, independentemente do tom de pele, e preservar a privacidade dos usuários sem sacrificar o anonimato.
Para incentivar a adoção do sistema, a TON Society está oferecendo um milhão de tokens TON, o equivalente a aproximadamente 7 milhões de dólares, para os usuários que verificarem suas identidades.
O impacto do projeto no valor da Toncoin já é visível. Em apenas um dia, o preço da Toncoin subiu mais de 22%, com um aumento total de mais de 30% na última semana.
O crescimento acelerou a valorização de mercado da TON para mais de 23 bilhões de dólares, ultrapassando outras redes blockchain de renome como Cardano, Avalanche e Dogecoin.
O período de crescimento coincide com um aumento na atividade da rede TON, incluindo um salto para 1,65 milhão de carteiras blockchain ativas e um recorde de mais de 4 milhões de transações diárias.