
Momento em que Tucker Carlson afirma que Bitcoin foi criado pela CIA. Fonte: YouTube/Reprodução.
Tucker Carlson, famoso apresentador e analista político americano, acredita que o Bitcoin foi criado pela CIA e, além disso, também afirma que moedas digitais podem ser usadas para controlar as pessoas em regimes totalitários.
Essas foram as suas justificativas para responder que não investe em Bitcoin quando questionado por um espectador do evento Turning Point, realizado nesta quarta-feira (22).
No passado, Carlson conversou com diversos fãs da criptomoeda. Dentre os exemplos está sua conversa com Sam Bankman-Fried, fundador da falida FTX, bem como com Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, e também Elon Musk, homem mais rico do mundo.
Questionado se investia em Bitcoin e se a criptomoeda é um ativo viável para um portfólio, Tucker Carlson iniciou sua resposta com bom humor.
“Ah, cara. Eu não quero arrumar mais inimigos”, brincou Carlson. “Quer a resposta de verdade? Tá bom.”
Armando terreno, o apresentador americano nota que já palestrou em algumas conferências de Bitcoin.
“Eu amo a ideia do Bitcoin porque amo a ideia de autonomia financeira.”
“Eu não quero que o que eu compro ou vendo seja rastreado. Não quero que o meu dinheiro seja rastreado. Isso não é da conta de ninguém. Eu pago meus impostos”, explicou. “E uma vez que o dinheiro é meu, eu posso fazer o que quiser com ele. E se me pegarem quebrando a lei, me prendam. Mas se não, isso não é da sua conta — como dizem as crianças.”
Citando Roger Ver, que recentemente pagou uma multa de US$ 50 milhões para a Receita Federal dos EUA para não ser preso por sonegação de imposto, Carlson notou que muitas pessoas acreditam na premissa do Bitcoin.
Por outro lado, se mostrou preocupado pelas transações ainda não serem tão privadas. “Isso me assusta muito”, comentou.
“Tenho muito medo de uma moeda digital, porque isso é controle totalitário. Se você pode punir pessoas, se pode zerar a conta bancária delas e impedi-las de comer, você terá obediência total. Isso é totalitarismo.”
Embora governos não possam congelar carteiras de Bitcoin, é comum ver endereços sancionados pela OFAC, por exemplo, dificultando o uso dessas moedas.
A pessoa por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto continua sendo um mistério mesmo após quase 17 anos do lançamento do Bitcoin.
Alguns acreditam que o criador seja algum cypherpunk famoso, como Adam Back, Nick Szabo ou Hal Finney. Outros apostam em azarões e até mesmo alienígenas ou viajantes do tempo.
Tucker Carlson possui uma das opiniões mais fortes sobre o assunto. Segundo o apresentador, o Bitcoin foi criado pelo próprio governo americano.
“Em geral, eu não me envolvo com nada que eu não entenda. Acho que essa é uma boa regra. Há coisas que eu achava que entendia, mas percebi que não entendia. Então, em geral, tento me limitar ao que compreendo”, disse Carlson, afirmando que investe em ouro.
“E ninguém consegue me explicar quem foi Satoshi, o criador do Bitcoin. Esse cara misterioso que aparentemente morreu, mas ninguém sabe quem ele era. Sabe, eu cresci em Washington, D.C., principalmente em uma família ligada ao governo. Então, CIA é o meu palpite. Não posso provar, mas… você está me dizendo pra investir em algo cujo fundador é misterioso e tem bilhões de dólares em Bitcoin não utilizados? O que é isso?”
Finalizando, Carlson afirma que muitas pessoas, incluindo os maiores investidores, afirmam que “isso não importa”, mas diz que para ele isso é importante.
Sua resposta completa pode ser vista no vídeo abaixo, já no tempo em questão.
Comentários