Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas podem perder tudo investindo em ativos digitais. Os estrategistas da UBS Global Wealth Management alertaram seus clientes sobre o risco de perder dinheiro em meio a alta no mercado de criptomoedas.
UBS Wealth é a maior gestora de patrimônio do mundo, oferecendo consultoria, soluções e serviços abrangentes para famílias e indivíduos ricos.
A gigante empresa de serviços financeiros é a última organização a alertar os investidores sobre os riscos potenciais da indústria.
Na semana passada, o regulador do Reino Unido, FCA falou que os investidores em criptomoedas deveriam se preparar para perder tudo, dizendo que eles oferecem retornos “bons demais para ser verdade”.
Agora a UBS disse que o preço de cada ativo digital pode cair para zero a qualquer momento, e as pessoas precisam estar preparadas para perder tudo.
Moeda digital criada pelo governo pode fazer Bitcoin cair, diz UBS
A empresa suíça acredita que a indústria enfrentará sérios riscos no longo prazo, afirmando que a regulamentação e a possível competição com as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) podem ser catalizadores da queda.
Apesar de no curto prazo, a adoção institucional, a oferta limitada e o ímpeto do mercado possam sustentar os preços das moedas digitais, a intervenção regulatória é um risco no longo prazo, disseram os estrategistas.
“Do nosso ponto de vista, há pouco para evitar que o preço da criptomoeda caia para zero quando uma versão de maior qualidade é lançada ou se as mudanças regulatórias suprimirem o sentimento do mercado.
Em outras palavras, a empresa sugere que uma criptomoeda rival apoiada por poderosos governos poderia eclipsar o Bitcoin quando lançado, pois atrairá mais credibilidade e valor de transação.
“Os investidores em criptomoedas devem, portanto, limitar o tamanho de seus investimentos a um valor que possam perder.”
UBS compara Bitcoin com MySpace e Netscape
A UBS também comparou o Bitcoin com as primeiras empresas de Internet, como a Netscape e o MySpace, apontando que essas empresas “eventualmente desapareceram”.
O MySpace foi uma das primeiras redes sociais já criadas, ela foi destronada pelo Facebook e hoje não é mais usada.
O Netscape foi um dos primeiros navegadores da história, ele caiu em desuso e perdeu lugar para o Internet Explorer, que depois perdeu o trono para o Firefox e Chrome.
De acordo com a UBS, “o sucesso inicial não garante o sucesso futuro”.
Netscape e MySpace são exemplos de aplicativos baseados na web que gozaram de ampla popularidade, mas acabaram desaparecendo”, disse Michael Bollinger, diretor de investimentos do UBS Wealth para mercados emergentes globais.
O relatório pode ser visto abaixo: