USP e Htmlcoin se unem em solução para detecção de Covid-19

Siga no

A luta contra a atual pandemia da Covid-19 tem diferentes aliados, inclusive na indústria descentralizada. Tivemos desde o desenvolvimento de aplicativos para coleta de dados e até mesmo doações diretas que permitiram a criação de hospitais de campanha. Agora, um novo projeto utilizará a blockchain para realizar testes rápidos para Covid-19.

Um grupo de pesquisadores da USP e várias outras universidades do Brasil desenvolveram um novo método para a detecção da Covid-19 e de outras doenças. O método vem chamando a atenção por ser pouco convencional, mas por ser muito mais rápido e até 5 vezes mais barato.

O projeto é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo pós-doutorando Ives Charlie da Silva, com a participação do Profº Ilo Rivero Desenvolvedor IoT na Fundação Htmlcoin.

Esse mesmo projeto chegou a ficar em terceiro lugar em um Hackathon focado em soluções para lidar com a atual pandemia.

Como funciona o novo teste rápido de Covid-19

Zebrafish, conhecido também como paulistinha, é a peça chave para esse novo teste.

Para o novo procedimento os pesquisadores desenvolveram um teste que utiliza o zebrafish, uma espécie de peixe que também é chamada de paulistinha. A proteína do vírus e injetada no peixe que reagem quimicamente com a substância presente na fita de teste.

A análise dos anticorpos é feita e rapidamente se tem um resultado sobre a presença do vírus no corpo ou não. A fita diagnóstica pode ser consultada de qualquer lugar e o teste oferece a a possibilidade de realizar o teste em casa, algo importante para evitar aglomerações.

Através desta fita diagnóstica com um QR code a pessoa tem rapidamente o resultado do teste registrado em tempo real no aplicativo.

O uso do zebrafish é justificado porque eles são muito mais baratos de serem mantidos que camundongos e galinhas, já que são pequenos (5 cm na fase adulta) e possuem uma manutenção mais simples. Além disso, os peixes não precisam ser abatidos para que os anticorpos possam ser observados.

O teste está em fase de validação. Agora a equipe está trabalhando para quantificar a concentração de anticorpos necessária para fazer o mapeamento de quantos peixes serão necessários para produção em escala global.

O papel da Blockchain no teste da Covid-19

Todo o procedimento garante muita prática e agilidade para os testes, no entanto, ainda é necessário garantir a segurança dos dados e das informações.

Como quem acompanha a indústria da blockchain já sabe, não há maneira melhor do que a descentralização para garantir a integridade de dados.

A tecnologia de blockchain foi utilizada para garantir a imutabilidade dos dados registrados e evitar adulterações fraudulentas em testes de Covid-19.

Para isso, a equipe contou com a infraestrutura da Htmlcoin/Althash pelo caráter híbrido Bitcoin + EVM Ethereum. Essa infraestrutura garante não apenas segurança, mas baixo custo na taxa de transações e velocidade instantânea.

Segundo Márcio Gandra, EVP de Inovação e Tecnologia na Htmlcoin/Althash, a parceria proporcionou também a assinatura de um memorando de entendimento para que ambas entidades possam trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novas soluções que necessitem da imutabilidade proporcionada pela Blockchain.

“Este é um dos maiores passos da Fundação Htmlcoin no Brasil e no mundo, até hoje, e sem dúvida um marco para sua consolidação no mercado de forma responsável, trazendo soluções reais que impactem a sociedade.” Afirma Gandra.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Banco Central dos EUA sai do ar poucos dias depois de secretária do tesouro...

O banco central dos EUA sofreu um grande crash em seus sistemas nesta quarta-feira (24) e várias pessoas não conseguiram realizar transferências eletrônicas. O...
Cotação e preço gráfico do Bitcoin no Brasil Dólar

100 bitcoins da “era de Satoshi” são movimentados pela primeira vez em 10 anos

As grandes movimentações de Bitcoin na blockchain são sempre importantes de serem observadas, principalmente quando envolve moedas dos primeiros anos. Na tarde desta quarta-feira...

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

100 bitcoins da “era de Satoshi” são movimentados pela primeira vez em 10 anos

As grandes movimentações de Bitcoin na blockchain são sempre importantes de serem observadas, principalmente quando envolve moedas dos primeiros anos. Na tarde desta quarta-feira...

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Governantes estão assustados com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Em várias publicações pelo Twitter nos últimos dias, Robert Kiyosaki defendeu o Bitcoin como um ativo seguro. Segundo ele, os novos ataques dirigidos por...