Em um anúncio global realizado pela Visa (NYSE: V) nesta quinta-feira (3), a gigante de pagamentos declarou que começará a ajudar bancos que querem emitir suas criptomoedas próprias em formato de stablecoin, no Brasil e no mundo todo.
Assim, a partir de 2025 a empresa planeja começar a testar projetos piloto, que devem criar stablecoins na rede pública do Ethereum.
Chamada da Visa Tokenized Asset Platform (VTAP), este é um novo produto projetado para ajudar instituições financeiras a emitir e gerenciar tokens lastreados em moedas fiduciárias em redes de blockchain.
A solução VTAP está disponível na Visa Developer Platform para parceiros de instituições financeiras participantes, para criar e experimentar seus próprios tokens lastreados em moedas fiduciárias em uma sandbox VTAP.
Visa vai ajudar bancos de todo o mundo, inclusive Brasil, a criar suas próprias criptomoedas na rede pública do Ethereum
No comunicado público da Visa nesta quinta, a gigante dos pagamentos deixa claro que tem uma rede global de mais de 15 mil instituições financeiras conectadas. Além disso, opera com facilidade em meios digitais em mais de 200 países e territórios, inclusive no Brasil.
Até então, a Visa tem operado com seus parceiros bancários em moedas fiduciárias, que devem começar a migrar para a nova economia digital. Assim, a empresa declarou que utilizará sua tecnologia e capacidade de se adequar a novas realidades para permitir que bancos emitam e transfiram tokens lastreados em moedas fiduciárias por meio da rede Ethereum.
“A Visa está na vanguarda dos pagamentos digitais há quase sessenta anos e, com a introdução do VTAP, estamos mais uma vez definindo o ritmo para a indústria“, disse Vanessa Colella, Chefe Global de Inovação e Parcerias Digitais da Visa. “Estamos animados para alavancar nossa experiência com tokenização para ajudar os bancos a integrar tecnologias de blockchain em suas operações.”
BBVA já participa de sandbox da Visa e emitiu seu token próprio em uma rede de testes
O gigante espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) é um dos primeiros a participar do sandbox da Visa para emitir seu próprio token no mercado. Ainda que os testes aconteçam em um ambiente controlado e na rede de testes do Ethereum, o banco se mostra animado para começar testes com clientes a partir do próximo ano.
“Estamos orgulhosos de continuar liderando a exploração de soluções tokenizadas com a Visa por meio de sua plataforma VTAP“, disse Francisco Maroto, Head of Blockchain and Digital Assets, BBVA. “Esta colaboração marca um marco significativo em nossa exploração do potencial da tecnologia blockchain e, em última análise, nos ajudará a ampliar nossos serviços bancários e expandir o mercado com novas soluções financeiras.”
Por fim, a Visa e a Mastercard têm demonstrado grande interesse no mercado de criptomoedas, e ambas as empresas já possuem soluções avançadas para instituições financeiras, seja no Brasil ou no mundo.