O co-fundador da plataforma Ethereum, Vitalik Buterin, vendeu 500 mil unidades de ETH por apenas $ 0,99 cada para Mike Novogratz em 2015. A quantia comprada na época pelo CEO da Galaxy Digital valia 500 mil dólares, hoje o valor supera os $ 229 milhões, ou 1.2 R$ bilhão. As informações são do Decrypt.
De acordo com o site, a transação foi realizada por meio de mercado OTC (mercado de balcão), e na época, a criptomoeda não era tão fácil de ser comprada quanto hoje em dia, já que não era listada em grandes corretoras e nem mesmo era citada no CoinMarketCap, como pode ser visto na imagem abaixo:
Por aqui já é possível se ter uma ideia de que Mike Novogratz teve que acreditar no projeto para investir tanto dinheiro.
A motivação veio de um colega de faculdade. O empresário explicou que foi convencido por seu colega da faculdade, Joseph Lubin (criador da ConsenSys). Ele negociou a compra de uma participação de 25% da ConsenSys e percebeu que deveria comprar pelo menos um pouco de Ethereum.
O resultado não podia ser melhor.
“Eu fui pelo menos inteligente o suficiente para dizer que ‘não vou embora antes de comprar alguns dos Ethers’”, disse ele.
Preço subiu 1 centavo
Vitalik Buterin repassou o preço do mercado, inicialmente cada unidade custaria $ 0,98, mas como o empresário “demorou” para pagar, o preço de mercado subiu e Vitalik repassou o novo valor: $ 0,99.
“Eu chamei Vitalik Buterin para uma conversa, e ele pensou que seria bom para o mercado ter um cara de Wall Street comprando criptomoeda, então comprei meio milhão por $ 0,99 talvez, $ 0,98. Ele mudou o preço no último minuto de 98 para 99 porque eu esperei muito tempo e o preço subiu.”, Disse.
O empresário já tinha comprado Bitcoin por especulação pelo preço de US $ 95. Antes de fechar o negócio ele pediu conselhos para o CEO da Pantera Capital.
A resposta que recebeu é que Ethereum iria mudar o mundo.