Vladimir Putin, presidente da Rússia, novamente voltou a criticar as criptomoedas nesta terça-feira (30), segundo ele além das criptomoedas não serem lastreadas, elas também possuem alta volatilidade, o que gera riscos.
Atualmente os russos estão presenciando uma queda de braços entre os parlamentares e o Banco Central da Rússia. Enquanto a primeira parte deseja regular o setor para poder cobrar impostos, o BC continua afirmando que criptomoedas não são moedas.
Além disso, Putin também falou sobre a eleição presidencial da Rússia em 2024, afirmando que ainda não decidiu se concorrerá. Dentre outras declarações também está a preocupação de Putin com a saúde da população devido à Covid-19 e sua nova mutação.
Os riscos são altos
No mês de outubro, Vladimir Putin afirmou que as criptomoedas não possuem valor, apesar disso declarou, nesta mesma entrevista, que elas possuem o direito de existir, e que poderão tornar-se uma reserva de valor no futuro.
Quanto as declarações desta terça-feira (30), retiradas do site Life.ru, Putin novamente ressaltou que elas ainda possuem um grande risco à medida que não possuem lastro e a sua volatilidade ainda é alta.
“Quanto à criptomoeda, é proibida em alguns países. Não é lastreada por nada, a volatilidade é alta, os riscos são altos. Também acredito que precisamos ouvir quem fala sobre os altos riscos.”
O fato é que cada vez mais pessoas estão preferindo arriscar perder dinheiro no curto prazo, devido a volatilidade, do que depender de moedas estatais cujo futuro é a perda constante de poder de compra. Apesar disso, alguns economistas mostram-se preocupados com tanta volatilidade após mais de 10 anos de Bitcoin, afinal este ainda é um empecilho para usarmos o BTC como moeda no dia a dia.
A volatilidade do bitcoin é causada especialmente por ela não possuir nenhuma influência para tentar manter o seu preço estável. É um mercado livre e aberto, negociado 24 horas por dia e 7 dias por semana por pessoas e instituições localizadas em todas as partes do mundo. Ou seja, é uma consequência natural e não é de todo mal.
Putin ainda não decidiu se concorrerá a presidência
Vladimir Putin, que está no comando da Rússia interruptamente desde 2000, também afirmou nesta terça-feira (30) que ainda não decidiu se concorrerá novamente ao cargo de presidente da Rússia, as eleições estão marcadas para 2024.
Apesar de ter comentado sobre as criptomoedas, o atual foco do presidente russo parece ser outro. A nova mutação da Covid-19 é a atual pauta da Rússia, o país que também está desenvolvendo vacinas precisa preparar-se para uma possível nova onda de contágio.