A criptomoeda da Ripple, XRP, estava em queda livre desde que a SEC anunciou que iria processar a empresa por venda de títulos não autorizados. A moeda chegou a cair 50% em menos de uma semana, quando era negociada por $ 0,50 e chegou até US$ 0,25. Entretanto, o ativo digital disparou após o anuncio que Elad Roisman assumirá o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Elad Roisman é visto como um potencial aliado da indústria de criptomoedas devido a comentários que fez em julho de 2018, quando pediu à SEC que examinasse suas regras em meio ao surgimento de ativos de digitais e blockchain.
“A SEC deve examinar e reexaminar suas regras, regulamentos e diretrizes para garantir que ainda estejam funcionando conforme pretendido para cumprir a missão da SEC”, disse ele na época.
Ele também apontou que “isso se manifestou mais recentemente em áreas como proteção de dados e cibersegurança, bem como no surgimento de novos investimentos e tecnologias, como ofertas iniciais de moedas e blockchain.”
Um dia antes de o presidente Jay Clayton renunciar, a SEC processou a Ripple por venda de títulos não autorizados.
Diversos investidores na moeda digital expressaram suas preocupações no Twitter: “Por causa de Jay Clayton eu perdi $ 150 mil do dia para a noite, a maior parte das economias da minha vida, levarei 4,5 anos para recuperá-lo se eu economizasse 100% do meu salário. Tenho um bebê de 11 meses para alimentar. Por favor, corrija isso. XRP é uma moeda digital.”
Outro comentário disse: “Só quero que me explique se a SEC viu por 7 anos que o XRP era um título e estava enganando o investidor, como diabos levou 7 anos para processar? Isso é como dizer que você sabe que alguém está sendo envenenado aos poucos e agora você decide investigar.”
Muitos especialistas consideraram a situação atual como um beco sem saída para o XRP e acreditavam que a criptomoeda se tornaria não negociável devido às acusações feitas pela SEC.
Quase $ 346 milhões em XRP foram vendidos por baleias, muitas prevendo uma desvalorização maciça da moeda, o que acabou se tornando uma realidade. Mas com o anuncio do novo presidente da SEC, a moeda digital parece ter ficado mais aliviada e valorizou 40%.
Nas últimas 24 horas o ativo valorizou 37,75%, chegando a ser negociado a US$ 0,37. A alta acumulada desde o anúncio do novo presidente é de 41,23%. O mercado de criptomoedas está em alta neste Natal, com o Bitcoin sendo negociado por $24.403.