A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias e acumula uma alta de 200% nos últimos 30 dias. O ativo digital chegou a ser negociado por US $ 1,50 na noite de sábado (10), o maior valor desde janeiro de 2018.
Enquanto o Bitcoin e o Ethereum registram pequenas perdas neste domingo (11), o XRP está em alta de 10%.
A última semana foi extremamente positiva para a Ripple, que viu o XRP atingir uma capitalização de mercado de US $ 65 bilhões e recuperar o posto de ser a quarta criptomoeda mais valiosa do mundo.
A alta ocorre em meio a uma sequencia de vitórias da Ripple no processo contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC.
XRP sobe após vitórias contra SEC
No final do ano passado, a agência reguladora americana acusou a Ripple de vender mais de US $ 1,3 bilhão em títulos não registrados sem autorização.
Na sexta-feira (9), a juíza Sarah Netburn negou um recurso da SEC em relação à divulgação de dados financeiros pessoais dos executivos da Ripple, Chris Larsen e Brad Garlinghouse.
A SEC solicitou dados de seis bancos para determinar os lucros que os executivos tiveram com as vendas de XRP. A Ripple enviou uma contra petição, na qual chamava o que estava acontecendo de “arbitrariedade completamente inadequada”.
“A SEC não forneceu nenhuma evidência de que os respondentes encobriram transações. O Tribunal não está convencido de que a SEC deva ter na íntegra os registros financeiros pessoais dos réus durante o período de oito anos. A solicitação da SEC não está relacionada aos registros de transações XRP, é inadequada e não atende às necessidades do caso”, decidiu Netburn.
A juíza também concedeu à Ripple acesso a memorandos e atas da SEC “expressando a interpretação ou pontos de vista da agência”. Os registros revelaram que a SEC já citou a XRP como uma ‘moeda virtual’, e deve esclarecer o motivo de não ter classificado o Bitcoin e o Ethereum como títulos.
Com os documentos antigos citando a XRP como uma “moeda virtual” em vez de título, a Ripple espera fortalecer seu caso na ação movida pela SEC, que em última análise depende de uma determinação de considerar o XRP um título.
O advogado e apoiador da XRP, Jeremy Hogan, desenterrou o documento e o divulgou no Twitter.
“Agora a SEC deve explicar ao Tribunal como uma ‘moeda digital’ se transformou em um ‘título’. ”
Garlinghouse, o presidente-executivo da Ripple, ficou satisfeito com a decisão e expressou sua felicidade no twitter.
Today was a good day.
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) April 6, 2021