A Xtage, corretora de criptomoedas da XP Investimentos, anunciou o encerramento de suas atividades. A jornada da exchange durou pouco mais de um ano e reflete os desafios do mercado de criptomoedas no Brasil, atualmente dominado pela Binance.
No ano passado, XP anunciou a corretora com grande entusiasmo, o projeto visava captar meio milhão de clientes até o fim de 2022. Um objetivo ambicioso que demonstrou o otimismo da empresa no crescente mercado de ativos digitais.
Os detalhes do encerramento, como confirmado pela empresa, ainda são escassos. A falta de uma explicação clara para o encerramento levanta questões sobre a trajetória da plataforma e o que pode ter motivado a decisão.
Vale lembrar que esta não é a primeira aposta da XP no mercado de criptomoedas. Antes da Xtage, a empresa havia lançado a Xdex, que teve uma vida ainda mais curta, iniciando em 2018 e encerrando em 2020.
Curiosamente, as duas corretoras anunciaram o fim de suas atividades em momentos de grande otimismo. Em 2020, por exemplo, logo após a XDEX tirar seu site do ar, o Bitcoin valorizou mais de 900% nos meses seguintes.
Agora, o Bitcoin se prepara para um dos eventos mais importantes da história, quando terá seu quarto halving, além de o mercado estar otimista com a aprovação de ETFs de grandes titãs financeiros no início do ano que vem.
⚠️ Sinal de alta iminente? 📈
A XP anunciou hoje que vai fechar a XTAGE, seu braço de negociação de #Bitcoin
É a segunda vez seguida que eles compram cripto quando tá caindo, e vendem quando tá subindo – deixando a clientela de fora do bull market 🥲 pic.twitter.com/XYj82cW2mY
— Paradigma Education (@ParadigmaEdu) October 18, 2023
Clientes devem vender criptomoedas e sacar fundos
De acordo com comunicado da empresa, os clientes da XTAGE têm até 15 de dezembro para organizar suas carteiras, vendendo seus ativos digitais e sacando seus fundos. O diferencial, destacado pela empresa, é que as transações serão isentas de taxas durante o período.
“A partir do dia 20/10/2023, as operações de compra de criptomoedas serão interrompidas… Serviços como abertura de novas contas e portabilidade também serão suspensos.”
Após a data, quaisquer ativos remanescentes serão liquidadas e os fundos transferidos para as contas de investimento dos clientes na XP. No entanto, para os investidores ainda focados em manter uma pegada no universo cripto, a XP salienta que há outros produtos disponíveis.
Com moedas como Bitcoin, Ethereum e Solana na oferta, parecia que a Xtage estava bem posicionada para se estabelecer como líder no setor. No entanto, a ausência de uma função que permitisse saques de criptomoedas afastou os usuários mais avançados do setor.
Enquanto isso, a estrangeira Binance continua liderando o mercado brasileiro, com uma participação de mercado de mais de 60%.