Inicio Análises 5 tendências que farão a adoção de Bitcoin bombar em 2019

5 tendências que farão a adoção de Bitcoin bombar em 2019

-

Compartilhe
Bitcoin
Imagem: Pixabay

Quando publicamos notícias negativas em relação ao Bitcoin, os maximalistas da moeda digital se enfurecem e mandam mensagens nos xingando. Mesmo quando explicamos precisamente que a moeda tem alto risco de investimento e tecnologia atrasada, eles ainda não ficam felizes.

O que a maioria das pessoas parece ter esquecido é o seguinte: Desde o início, o bitcoin não foi criado pra ser um ativo de investimento, a moeda está em desenvolvimento e existem outros projetos que conseguiram resolver problemas que o Bitcoin ainda não resolveu.

Mesmo assim, no ano passado, mesmo com a queda de preço do Bitcoin, suas métricas de adoção melhoraram por cinco razões fundamentais:

1. O Bitcoin está mais seguro

Em comparação com um ano atrás, o poder de computação empregado na rede Bitcoin por usuários de todo o mundo mais do que dobrou.

Como nós sabemos? Porque a melhor métrica para acompanhar esse poder de computação – a taxa de hash – subiu de 17 milhões de terahashes por segundo em janeiro de 2018 para 38 milhões hoje.

https://www.blockchain.com/charts/hash-rate
TAxa de Hash Bitcoin dobrou em um ano. Imagem: Blockchain.info

A taxa de hash é a melhor medida possível de segurança de rede do Bitcoin. Quanto maior, mais difícil se torna para algum hacker fazer um ataque 51%. Estima-se que, atacar a rede bitcoin custaria cerca de 1 milhão de reais por hora.

Isso porque o hackers teriam que pagar para alugar poder de computação prontamente disponível de grandes grupos de mineração. Além disso, não existe uma empresa de mineração no mundo com essa capacidade para ser alugada.

E se o hacker quisesse comprar vários equipamentos de mineração, seria ainda mais caro – de 3.7 bilhões de reais a 7.8 bilhões de reais.

2. O número de endereços ativos diários está estável

O número de usuários de bitcoin aumentou constantemente nos últimos quatro anos. O problema é que os endereços antigos quase nunca são deletados, o que ajuda a explicar porque o número continua aumentando.

Numero de carteiras Bitcoin. Imagem: blockchain.info

Assim, para uma verificação da realidade, também analisamos o número de usuários ativos diários na rede do Bitcoin.

Descobrimos que, desde abril do ano passado, cerca de meio milhão de endereços estão ativos todos os dias, uma boa referência para as tendências de uso.

Número de carteiras ativas. Imagem: Bitcoincharts

Neste mercado de urso que estamos atualmente (mercado em queda), esse tipo de métrica é um ponto encorajador.

3. O volume de transações dobrou

Desde a maior alta de 2017, as transações diárias com Bitcoin caíram para 135.000 por dia. Dado o crash do preço, isso não deveria ser uma surpresa. Especuladores e mãos fracas fizeram o que sempre fazem: eles venderam na baixa.

Mesmo assim, apesar do contínuo mercado em queda, as transações melhoraram constantemente para 276.000 por dia. Isso é bom. E nos diz que, uma vez que a febre e o hype foram expulsos do mercado, mãos mais fortes e mais firmes prevaleceram e se tornaram mais ativas. Em outras palavras, o dinheiro burro saiu do mercado.

Transações bitcoin 2018 2019. Imagem: Blockchain.info
Transações bitcoin 2018 2019. Imagem: Blockchain.info

4. A taxa média de transação caiu para cerca de 25 centavos

De novo, quando o bitcoin teve seu maior valor no final de 2017, as taxas de transação da moeda digital eram muitas vezes maiores do que a transação. Mas agora, as taxas não apenas caíram daqueles picos ridículos, como também se estabilizaram em uma faixa confortável e acessível.

TAxas Bitcoin 2018 / 2019 . Imagem: Bitcoincharts

Atualmente o total de taxas pagas aos mineradores na rede é de cerca de US $ 76.000 por dia. Como isso é para aproximadamente 300.000 transações diferentes, a taxa média é de apenas 25 centavos por transação.

Isso é pouco em comparação com outros sistemas de pagamento e é outro fator positivo para adoção.

5. A Lightning Network do Bitcoin cresceu

A Rede Lightning Network é uma atualização para o Bitcoin que torna a rede mais rápida e escalável. E ao longo de 2018, mesmo com o preço do Bitcoin continuando a cair, a capacidade da Lightning Network continuou a crescer.

No início do ano, o projeto estava apenas começando e praticamente não havia nós. Agora existem aproximadamente 5.700.

Estátisticas Lightining NetWork. Imagem: 1ML

O número de Bitcoins que podem ser transacionados através da Rede Lightning Network cresceu. O ano de 2018 começou com quase nenhum. Agora, há cerca de 550 bitcoins que valem US $ 1,9 milhão (Network Capacity do gráfico). Mais importante, há muito mais espaço para a rede crescer.

Será que tudo isso significa que o Bitcoin merece um upgrade? Talvez.

Enquanto a adoção vem melhorando, as métricas de risco / adoção vão diminuído. Então, o Bitcoin continua sendo o rei das criptomoedas.

Vida longa ao rei!

Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.

MAIS LIDOS

Bilionário perde R$ 512 milhões em Bitcoin após “comprar na alta e vender na baixa”

Masayoshi Son, bilionário japonês fundador do Softbank Group, perdeu mais de US $ 130 milhões (R$ 512 milhões) em investimento em Bitcoin depois de comprar...

Bitcoin já pode ser utilizado como pagamento na Amazon

O Bitcoin pode ser utilizado como forma de pagamento para compras no site da Amazon. A novidade acontece através de uma integração com um...

Especialistas: “Bitcoin atingirá US $ 1 trilhão em valor de mercado”

De acordo com Chris Burniske, um investidor, autor e sócio da Placeholder VC, o Bitcoin pode atingir um valor de mercado de US $...
 
Compartilhe
close-link
Siga o Livecoins nas redes sociais para começar e terminar o dia bem informado!