A Receita Federal do Reino Unido, chamada HMRC, apreendeu três NFTs que teriam envolvimento em um esquema de evasão fiscal que conta com 25 empresas falsas. A notícia foi apurada pela BBC.
Segundo informações, três pessoas foram presas neste suposto esquema cujo montante envolvido chega a 1,4 milhão de libras esterlinas, equivalente a 10 milhões de reais.
Atualmente em seu ápice, o termo NFT já ultrapassou a palavra Bitcoin nas buscas do Google. Apesar de já serem usados a um bom tempo nos setores de arte e jogos, esta é a primeira vez que um governo apreende tais itens.
Métodos sofisticados
Em conversa com a BBC, Nick Sharp, responsável pelo setor de crimes econômicos da HMRC, afirmou que os suspeitos utilizavam métodos sofisticados como identidades falsas e roubadas, endereços falsos, bem como notas fiscais falsas e fingiam estar envolvidos em atividades legais.
“Nos adaptamos constantemente às novas tecnologias para garantir que acompanhamos a forma como os criminosos e evasores procuram esconder seus bens”.
Embora não tenham sido revelados quais foram os três NFTs apreendidos, nem mesmo seus valores, é válido notar que alguns deles valem dezenas de milhões de reais, podendo ser usado para ocultar capital.
Além dos NFTs, a Receita Federal do Reino Unido também apreendeu 5.000 libras esterlinas em outras criptomoedas, ou seja, cerca de R$ 35.000 em conversão direta.
Finalizando, Sharp afirma que tal apreensão serve de aviso para aqueles que pensam que podem utilizar criptoativos para esconder dinheiro do governo.
2022, o ano das apreensões
Além do caso destes três NFTs, o governo dos EUA realizou a maior apreensão de Bitcoin da história na terça-feira passada (8).
Embora não seja a maior em BTC, cujo recorde é 171.995 BTC no caso da Silk Road em 2013 equivalentes a 26 milhões de dólares na data, este último caso envolveu ~94.000 BTC avaliados em 19 bilhões de reais.
Portanto, governos de diversos países estão fechando o cerco para criminosos que pensam que estão a salvo graças ao pseudo-anonimato das criptomoedas. Além destes exemplos, também podemos citar um que aconteceu no Brasil no início deste mês após autoridades descobrirem desvio de energia para minerar Bitcoin.