Seguindo sanções aplicadas pela União Europeia, a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, está banindo usuários da Rússia de sua plataforma. Tal medida se aplica tanto a indivíduos quanto empresas.
Indo além, o texto aponta que apenas contas com saldo superior ao equivalente de 10.000 euros (R$ 50.000), sofrerão com esta medida. Portanto, a exchange ainda poderá ser usada por pequenos investidores russos.
Com a Rússia e Ucrânia entrando em seu terceiro mês de guerra, as criptomoedas estão sob os holofotes mundiais. De um lado, a Rússia propôs o uso de criptomoedas no comércio exterior, do outro, os EUA miram o setor de mineração.
Russos tem 90 dias para sacar suas criptomoedas
No anúncio, publicado nesta quinta-feira (21), a Binance afirma que está sendo obrigada a limitar os serviços para pessoas ligadas à Rússia. Tal medida afeta tanto cidadãos nascidos no país quanto residentes, bem como pessoas físicas e jurídicas.
Contudo, a restrição estará sendo aplicada apenas para contas com saldos superiores ao equivalente a 10.000 euros (R$ 50.000). Com isso, tais contas só terão uma opção disponível, a de saque. Todas as outras, que não se enquadram no descrito acima, permanecem como estão.
“As contas de cidadãos russos residentes fora da Rússia, conforme verificado com comprovante de endereço, e contas de cidadãos russos ou pessoas físicas residentes na Rússia, ou pessoas jurídicas estabelecidas na Rússia, que permaneçam abaixo de um valor total de 10.000 euros, permanecerão inalteradas e ativas.”, aponta a nota da Binance.
Indo além, a Binance informa que usuários russos, afetados pela medida, possuem 90 dias para fechar suas posições nos mercados futuros e derivativos. Além disso, novas ordens não poderão ser abertas.
Finalizando, a nota afirma que outras exchanges concorrentes devem implementar tais normas em breve. Portanto, este não é um posicionamento da Binance e sim de ordem maior.
O papel das criptomoedas na guerra
Em uma semana agitada em relação ao papel das criptomoedas sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o Fundo Monetário Internacional afirmou que a mineração pode ser usada para que a Rússia, e outros países sancionados, escapem de sanções.
Indo além, o Tesouro americano também emitiu nota afirmando que está mirando este setor. Como destaque, afirmou que a Rússia possui vantagens por conta de seu clima frio e abundância de recursos naturais.
Por fim, também nesta semana, a Rússia afirmou que as criptomoedas podem ser usadas no comércio exterior. Desta forma, elas poderiam ajudar a fortalecer sua economia tanto por importações quanto exportações.