A Binance bloqueia a partir desta quinta-feira (17) os depósitos da criptomoeda Solana em sua plataforma. No mês de novembro, a SOL já despencou 55% em relação ao Dólar, parte da queda atribuída ao colapso da FTX.
A Solana é uma moeda que surgiu para concorrer com o ecossistema Ethereum. Prometendo ser rápida, barata e com ecossistema de DeFi forte, a tecnologia atraiu empresas.
E um dos principais divulgadores da Solana era justamente Sam Bankman-Fried, dono da FTX. Além disso, a Alameda Research, empresa que também faliu, mantinha grande parte dos fundos investida na SOL.
Após o colapso da corretora FTX, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, chegou a dizer que SBF merecia sofrer.
Binance bloqueia depósitos de Solana, moeda que já derreteu 55% em 14 dias
As primeiras duas semanas de novembro estão sendo duras para investidores da FTX. Ruim também para aqueles que investiam em Solana, que já despencou 55% de valor em relação ao Dólar nos últimos 14 dias, valendo apenas US$ 13,00 hoje.
Tudo isso ocorre pela ligação da moeda “matadora do Ethereum” com a falida FTX.
Para piorar a situação e a liquidez de mercado da Solana, a Binance anunciou nesta quinta que ninguém poderá depositar SOl em sua plataforma.
Além disso, a criptomoeda Tether (USDT), emitida pela rede Solana, também não poderá ser depositada.
“Os depósitos de USDC (SOL) e USDT (SOL) foram temporariamente suspensos até novo aviso.”
Em nota, a Binance declarou que poderá revogar essa medida a qualquer momento, sem aviso prévio. De qualquer forma, desde o colapso da FTX, o principal mercado da Solana era na Binance.
Vale lembrar que a medida afeta apenas os depósitos, sendo que, pelo menos por hora, os saques seguem ativos. Contudo, não há informação se a Solana poderá ser deslistada da Binance em breve, apesar do forte indício.
Crise na Solana enterra de vez a FTX
A FTX mantinha antes de quebrar totalmente uma enorme quantia de Solana em suas reservas.
Ou seja, com a queda da moeda, o problema da FTX piora ainda mais. Isso porque, com a falta de liquidez da Solana, piorado pelo declínio em sua cotação, a corretora de SBF tem um ativo ilíquido em mãos.
Nos últimos meses, a comunidade Solana já vinha sofrendo com os problemas estruturais dessa rede.
Travamentos na rede, ficando fora de funcionamento por horas, e ataques hackers surgiram no ecossistema.
O cofundador da Solana, Raj Gokal publicou em seu Twitter na segunda-feira (14) que a moeda segue forte.
“A convicção não mudou essa comunidade Solana, e toda a cripto, passará por isso muito mais forte do que nunca. É doloroso, e o foco continua sendo no suporte a desenvolvedores e usuários. Mas, por outro lado, não posso deixar de pensar que seremos insanamente endurecidos pela batalha.”
gm, conviction hasn’t changed that @solana community, and all of crypto, will come through this much stronger than ever.
it’s painful, and focus continues to be on supporting devs and users. but on the other side of it I can’t help but think we’ll be insanely battle hardened.
— raj 🖤 (@rajgokal) November 14, 2022
Okx e Bybit também estão removendo suporte
Outras corretoras que estão removendo o suporte a Solana são Okx e a Bybit. No caso da Bybit, o bloqueio ocorre nos depósitos, assim como da Binance.
Já a OKX deslistou a Solana de sua plataforma para seus clientes, removendo também a opção de USDT emitido na rede SOL.