Joseph Lubin, cofundador do Ethereum, anunciou nesta quarta-feira (18) a demissão de 96 funcionários de sua empresa, a ConsenSys. O número corresponde a 11% de toda equipe e surpreendeu o mercado.
Afinal, as criptomoedas estão em forte ascensão neste início de ano. No entanto, Lubin justificou que a ação foi tomada devido às “condições de mercado desafiadoras e incertas”, citando fatores internos e externos.
Além de ser conhecida pela popular carteira MetaMask, usada por usuários de Ethereum e outras blockchains, a ConsenSys chegou a participar da criação do real digital, futura CBDC brasileira.
Mesmo com mercado em alta, demissões em massa continuam
Desde 1º de janeiro, o Ethereum, principal foco da ConsenSys, já valorizou 29%. No entanto, isso não parece suficiente para dar segurança financeira à empresa de Joseph Lubin.
No anúncio publicado nesta quarta-feira (18), Joseph Lubin nota que os ciclos de preços das criptomoedas estão mais curtos, mas outros fatores externos como inflação, recessão e agitação geopolítica também afetam os negócios da ConsenSys.
“Hoje, precisamos tomar a decisão extremamente difícil de reestruturar algumas das equipes da ConsenSys para se ajustar às condições de mercado desafiadoras e incertas”, justificou Joseph Lubin.
“Esta decisão afetará 96 funcionários, representando 11% da força de trabalho total da ConsenSys.”
Outro ponto destacado por Lubin foi o “comportamento de alguns players” da indústria. Embora não tenha citado nomes, isso claramente se refere a Sam Bankman-Fried e outros executivos da FTX e da Alameda Research.
Além da MetaMask, a ConsenSys também é conhecida pela Infura, um serviço de infraestrutura do Ethereum, utilizado por grandes players e desenvolvedores. No entanto, a demissão em massa não deve afetar o mercado.
ConsenSys está focada na web3
Finalizando, Lubin aponta que cerca de 100 milhões de pessoas utilizam a MetaMask, apontando que NFTs, DAOs e a web3 devem continuar aumentando estes números.
“O que está por vir é um enorme potencial para a web3, uma jornada de vários anos que estamos entusiasmados e honrados em fazer parte.”
Por fim, a demissão em massa da ConsenSys é um choque. Afinal, ninguem parece saber quanto mais as criptomoedas precisam subir para que estas gigantes estejam confortáveis financeiramente.