Gabinete de Segurança Institucional faz alerta contra fraude com criptomoedas

Em comunicado ao público, ministério de proteção do Presidente da República pede que cuidados extras com técnicas de engenharia social sejam feitas.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu um comunicado público alertando para uma fraude com criptomoedas, na última quarta-feira (18). A competência do órgão é acompanhar assuntos que envolvem a segurança do Presidente da República no Brasil.

Atualmente, o GSI é chefiado pelo Ministro de Estado Marco Edson Gonçalves Dias, general da reserva do Exército Brasileiro. Sua função é assessorar o presidente em questões militares e de segurança, cuidando para que Lula não tenha surpresas em seu governo.

Assim, o ministério ainda em início de governo já se mostra preocupado com ataques cibernéticos contra o atual chefe de Estado. Não está claro se o comunicado é uma prevenção a novos problemas, visto que atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro pressionam o GSI nos últimos dias.

Gabinete de Segurança Institucional alerta para fraudes de mineração de criptomoedas em infraestruturas

O GSI, por meio de uma Orientação de Segurança da Informação e Cibernética (OSIC), começou 2023 enviando comunicados a público.

Por meio da OSIC 2, publicada na última quarta-feira (18), o ministério pede cuidados com “Abuso com mineração de criptoativos em infraestruturas (Cryptojacking)“.

Na explicação, o ministério deixa claro que as criptomoedas permitem transações, registradas em blockchain. Como cresce a popularidade desses meios de se enviar valores pela internet, os criminosos tentam lucrar com o setor.

A mineração de criptomoedas em computadores de terceiros acontece quando um hacker instala um malware no dispositivo da vítima. Segundo o GSI, todos os membros do Governo Lula devem se atentar para o problema e atentar para medidas protetivas.

“Como ações protetivas contra os ataques de criptomineração, o Departamento de Segurança da Informação (DSI) sugere: no caso de ataques executados em navegador, o processo de mineração é interrompido com o fechando a guia do navegador; instalar antimalware com proteção de endpoint e capaz de detectar criptomineradores; manter o filtro da web atualizado; gerenciar plugins e extensões do navegador para minimizar o risco de execução de scripts; e aplicar patches e updates de segurança nos equipamentos.”

Além da recomendação de segurança contra criptomoedas, o GSI também pede que membros do governo se atentem para ataques de engenharia social.

GSI já alertou para golpes no setor no último governo

Em outubro de 2021, durante o último governo do Brasil, o então Ministro General Heleno atualizou o Glossário de Segurança Nacional, citando Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, no documento oficial brasileiro.

Antes disso, em 2020, o mesmo ministério emitiu um alerta público contra os ransomwares, que estavam atacando órgãos públicos em meio à pandemia da COVID-19. Ao capturar sistemas, criminosos costumam pedir o pagamento de resgates em criptomoedas.

Por fim, o principal órgão de proteção dos presidentes brasileiros mostra que acompanha a evolução das tecnologias para prevenção de incidentes.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias