CPI convoca Arthur do Val para esclarecer ligações com pirâmide de criptomoedas

Arthur Moledo do Val, conhecido por seu canal no YouTube "Mamaefalei," será ouvido pela CPI por ter divulgado em suas redes sociais um vídeo no início de 2018 em que recomendava a Atlas a seus seguidores.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga crimes de pirâmide no mercado de criptomoedas convocou o ex-deputado Arthur do Val, o “Mamãe falei”, para prestar esclarecimentos sobre seu envolvimento com a “Atlas Quantum,” empresa acusada de operar um esquema de pirâmide financeira.

A Atlas é suspeita de aplicar um golpe de aproximadamente R$ 7 bilhões, dando calote em cerca de 200 mil investidores no Brasil.

Fundada em 2018 por Rodrigo Marques dos Santos e Fabrício Spiazzi Sanfelice Cutis, em São Paulo, a empresa prometia altos retornos por meio de um suposto “robô de arbitragem” chamado “Quantum,” que realizaria operações automáticas de compra e venda de bitcoins com lucros garantidos.

A situação ganhou notoriedade quando, em 2019, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou que a Atlas Quantum cessasse a oferta de seus serviços relacionados ao “robô.

Posteriormente, em fevereiro do mesmo ano, a empresa parou de honrar os resgates de seus investidores, deixando um rastro de prejuízos.

CPI quer ouvir Mamãe Falei

Arthur Moledo do Val, conhecido por seu canal no YouTube “Mamaefalei,” será ouvido pela CPI por ter divulgado em suas redes sociais um vídeo no início de 2018 em que recomendava a Atlas a seus seguidores.

No vídeo, ele incentivava as pessoas a se cadastrarem na plataforma e a investirem em Bitcoin através dela.

Diante das suspeitas de envolvimento de Arthur do Val com a empresa acusada de pirâmide, a CPI disse que considera importante ouvir o ex-deputado para esclarecer o papel que desempenhou na divulgação da Atlas e verificar se houve algum tipo de participação nas atividades da empresa.

A investigação da CPI visa não apenas esclarecer o caso específico da Atlas Quantum, mas também contribuir para a regulamentação e controle mais efetivos no setor de criptomoedas, a fim de proteger os investidores de práticas ilícitas e fraudulentas.

A data em que o ex-deputado comparecerá à CPI ainda não foi divulgada, mas espera-se que sua participação contribua para as investigações sobre a Atlas.

Big techs e emissoras de TV do Brasil convocadas

Nas primeiras reuniões da CPI, os deputados federais chegaram a analisar pedidos para convocar Big Techs e representantes de emissoras de televisão no Brasil. Contudo, os pedidos foram adiados naquela ocasião.

Em relação as big techs, grandes empresas de tecnologia, receberão ofícios a Meta (empresa responsável pelo Instagram, Facebook e Whatsapp), Google, Telegram, TikTok, Twitter.

Já em relação a emissoras de TV, as convidadas são o Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo Globo, Grupo Record, RedeTV!, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias