A Bitmain, maior fabricante de equipamentos de mineração de Bitcoin, foi recentemente acusada de suspender o pagamento do salário de seus funcionários. As denúncias foram baseadas em um documento vazado, apontando que a empresa estaria com seu fluxo de caixa negativo.
Como punição, a Bitmain decidiu demitir quatro funcionários que teriam vazado os textos. As demissões afetam duas pessoas do departamento de pesquisa e desenvolvimento, bem como outros dois estagiários.
Segundo nota, a exposição dos dados seria uma violação aos regulamentos da empresa e teria causado um impacto negativo na mesma.
Bitmain demite quatro funcionários que vazaram informações sobre atraso de salários
As informações vazadas apontavam que a Bitmain não apenas tinha suspendido o salário de seus funcionários como também não havia pago o bônus de final de ano de 2022 devido a problemas com seu fluxo de caixa. Após a circulação dos textos na mídia, a gigante da mineração confirmou que quitou suas dívidas com seus funcionários.
No entanto, em recente comunicado, a empresa anunciou a demissão de quatro funcionários. Segundo as acusações, eles teriam violado os termos da empresa. A nota sugere que eles jamais devem ser contratados.
“A Bitmain anunciou a demissão quatro funcionários que vazaram o conteúdo do anúncio acima devido à “publicação ilegal do anúncio da empresa sobre liberação de salários”.”
Bitmain announced that it had fired four employees who leaked the content of the above announcement because of "illegal publication of the company's announcement on salary release." https://t.co/hxiyMJLluK https://t.co/t0xY257ekn
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) October 17, 2023
“No início de outubro, os seguintes funcionários violaram os regulamentos da empresa sobre distribuição em plataformas online”, aponta a carta da Bitmain. “As informações salariais causaram um sério impacto negativo na empresa.”
“Sem a autorização da empresa, você não pode dizer nada.”
Segundo dados de 2019, a Bitmain era responsável por cerca de 50% do mercado de ASICs, mas já estava perdendo espaço para outras fabricantes como MicroBT e Canaan.
Localizada na China, é possível que suas vendas tiveram uma redução após seu governo banir as criptomoedas por definitivo em 2021. Com o interesse de outras gigantes como Intel no setor, é possível que a dominância da Bitmain esteja ainda mais baixa em 2023, o que explicaria a queda de seus lucros.
Por fim, ao lado das corretoras, a mineração continua sendo uma das principais indústrias do setor de criptomoedas. No entanto, a competição é acirrada conforme hoje apenas 6,25 bitcoins são liberados por bloco, número que caíra para 3,125 BTC em meados de abril com a chegada do halving.