Pablo Spyer, sócio da XP Investimentos e famoso pelo grito “vai tourinho”, chamou o Bitcoin de bolha durante participação no Flow Podcast na última quinta-feira (15). Seus argumentos, no entanto, não convenceram a comunidade, que riram do economista.
Ao lado de Samy Dana, outro crítico da criptomoeda, Spyer comparou a alta do Bitcoin à “Mania das Tulipas”, quando o preço de alguns bulbos dessa flor dispararam no mercado antes de caírem bruscamente no século XVII. “Toda bolha especulativa tem o mesmo gráfico”, comentou Spyer.
Já nas redes sociais, investidores de Bitcoin deram risada da comparação feita por Spyer. Um dos motivos pode ser as recuperações do Bitcoin, que sofreu grandes quedas em 2014, 2018 e 2022, mas sempre voltou a subir.
Pablo Spyer descobre que Bitcoin é divisível
Embora a comparação do Bitcoin com as Tulipas já esteja batida, com várias diferenças entre os dois, Pablo Spyer foi além em sua argumentação. Em sua crítica, o economista comenta que o Bitcoin pode ser divisível, e que isso é ruim.
“Bitcoin, se você puxa para trás desde o começo, valia 1 centavo de dólar, [agora] tá valendo 52 mil dólares”, continuou Spyer. “Quando o engraxate manda você comprar ação, você tem que vender. Você vai lá no interior da Índia e o [motorista da] Uber ta mandando você comprar Bitcoin.”
“O que aconteceu com as bitcoins? Você podia negociar uma bitcoin, aí depois começou a subir muito de preço, aí dividiram elas, você podia comprar frações de bitcoin, depois dividiram mais, dividiram mais, dividiram mais.”
ISSO É VERGONHOSO
Uma pessoa com esse calibre de influência deveria no mínimo estudar antes falar
Como sempre falo: O pior inimigo do Bitcoin é a desinformação.
Poderia ter saído sem essa @PabloSpyer
— HODL 丰 (@TeixeiraHodl) February 19, 2024
A comunidade, no entanto, deu risada do economista. Afinal, a divisibilidade do Bitcoin não altera a sua oferta máxima de 21 milhões de unidades, sendo o que interessa ao investidor que busca um ativo escasso como o Bitcoin.
“Impressionante como todos aqueles que falam mal do bitcoin não sabem o BÁSICO sobre o assunto”, comentou um investidor. “Não é possível alguém ser tão ignorante.”
“Maior palhaço desse circo que chamam de mercado financeiro brasileiro”, disse outra.
Indo além, o próprio criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, comentou ainda em 2009 sobre sua escolha do número máximo de unidades, bem como sobre sua divisibilidade.
“Eu queria escolher algo que tornasse os preços semelhantes aos das moedas existentes, mas sem saber o futuro, isso é muito difícil.”
“Os valores são números inteiros de 64 bits com 8 casas decimais, portanto, 1 moeda é representada internamente como 100000000”, continuou em e-mail envaido para Mike Hearn. “Há bastante granularidade se os preços típicos se tornarem pequenos. Por exemplo, se 0,001 [BTC] vale 1 euro, então pode ser mais fácil alterar onde o ponto decimal é exibido, então se você tivesse 1 Bitcoin agora será exibido como 1000 e 0,001 será exibido como 1.”
Embora algumas carteiras e pessoas usem essas unidades de medida, como mBTC (miliBTC), uBTC (microBTC), satoshi (menor unidade de um bitcoin) ou outras, elas servem apenas para facilitar a sua leitura.
É como dividir 1 metro em 100 centímetros, ou então 1 kg em 1.000 gramas. Ou seja, 1 metro continuará sendo 1 metro, 1 kg continuará tendo 1 kg e 1 Bitcoin continuará sendo 1 Bitcoin.
Spyer diz que investe em Bitcoin
Apesar de chamar o Bitcoin de bolha especulativa, no mesmo podcast Pablo Spyer também afirmou que investe na criptomoeda. Segundo economista, ele teve dificuldades em criar sua primeira carteira.
“É um rolo pra abrir uma conta na Bitcoin, meu amigo, você tem que ter PhD de programação. É mó difícil. Eu tenho Bitcoin.”
Pablo Spyer: "Eu tenho bitcoins." pic.twitter.com/hQdF2LqunA
— Livecoins (@livecoinsBR) February 20, 2024
Já Samy Dana, que ficou famoso ao chamar o Bitcoin de bolha em 2017, quando ele estava na casa dos R$ 24.000, agora está menos cético em relação à criptomoeda.
“De certa forma, muitos que investem em Bitcoin falam “ó, eu não confio nos bancos centrais, não confio no Federal Reserve, porque amanhã dá uma merda e desvaloriza tudo, então vou procurar um ativo que eu considero mais seguro”, na concepção dele, ele é seguro porque não tem essa intervenção”, apontou Dana, agora com um tom mais neutro.
Samy Dana sobre Bitcoin 🥑:
"Ele é um bom no sentido de diversificação e mitigação de risco." pic.twitter.com/YJHO2qmpyW
— Livecoins (@livecoinsBR) February 20, 2024
No momento desta redação, o BTC está sendo negociado por R$ 258.000, tendo valorizado mais de 10 vezes nos últimos seis anos. Por fim, como diz um ditado que está crescendo entre investidores “cada um paga o preço que merece pelo Bitcoin”.