O IBIT, ETF de Bitcoin da BlackRock, completou 71 dias de entradas ininterruptas nesta terça-feira (23). O número é suficiente para deixá-lo entre os 10 ETFs de maior sucesso de Wall Street, desbancando outros fundos famosos.
Desde seu lançamento, o IBIT já acumulou 274.469 bitcoins, valor equivalente a R$ 92 bilhões na cotação atual. Caso continue nesse ritmo, é esperado que o ETF da BlackRock se torne o maior do mercado em poucas semanas, roubando o trono da Grayscale que atualmente detém 302.829 BTC.
Segundo analistas da Bitfinex, esses ETFs americanos são essenciais para a alta do Bitcoin. Isso porque essa demanda pode ser 5 vezes maior que a oferta dos mineradores agora que eles tiveram suas recompensas cortadas pela metade com o halving.
ETF da BlackRock completa 71 dias de entradas ininterruptas
Eric Balchunas, especialista da Bloomberg em ETFs, comentou sobre o ótimo desempenho do ETF de Bitcoin da BlackRock, destacando que o IBIT já está em uma melhor posição do que outros fundos famosos do mercado.
De qualquer forma, o analista também nota que o IBIT ainda precisa percorrer muito mais chão caso queira chegar ao topo.
“O IBIT agora está em uma sequência de entrada de 71 dias, o que o coloca oficialmente no Top 10 de todos os tempos após ultrapassar o ETF JETS”, comentou Balchunas. “[O ETF de Bitcoin da BlackRock] também ultrapassou [os ETFs] BND e VEA, que são verdadeiros aspiradores de dinheiro.”
“Ainda há muita montanha para escalar, no entanto.”
$IBIT inflow streak now 71 days which has it officially in the Top 10 all time after passing the ETF One Hit Wonder $JETS (remember JETSanity?). Also passed $BND and $VEA which are cash vacuum cleaners. Lot of mountain still left to climb tho. h/t @thetrinianalyst pic.twitter.com/NpZzgQe4v3
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) April 24, 2024
Na ponta da lista aparece o JEPI, ETF de renda premium do JPMorgan, que conseguiu manter uma incrível sequência de entradas por 160 dias consecutivos.
Considerando os dias de funcionamento das bolsas, excluindo finais de semanas e feriados, o IBIT poderá ultrapassar o JEPI em meados de agosto desse ano caso sua sequência não seja quebrada.
Embora outros ETFs de Bitcoin também estejam com um ótimo desempenho, nenhum deles conseguiu manter entradas consecutivas. O FBTC da Fidelity, por exemplo, registrou dias sem entrada. Já os ETFs da Bitwise e Ark já tiveram saídas desde seus lançamentos.
Por fim, o sucesso do ETF de Bitcoin surpreendeu até mesmo Larry Fink, fundador e CEO da BlackRock. Em recente entrevista, o executivo afirmou que não esperava que fosse um produto com tanta demanda do mercado.
Além do Bitcoin, agora a BlackRock também está tentando emplacar um ETF de Ethereum nos EUA. No entanto, especialistas como Balchunas duvidam que a SEC irá aprová-lo num futuro próximo, mas também concordam que é apenas questão de tempo para que isso aconteça.