O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu defender o mercado de criptomoedas caso seja eleito nas próximas eleições.
Durante sua passagem por Washington DC na noite desse sábado (25), Trump fez um discurso histórico em defesa do Bitcoin e das criptomoedas, afirmando que garantirá o futuro do setor no país.
“Vou garantir que o futuro das criptomoedas e o futuro do Bitcoin seja nos EUA e não conduzido para o exterior”, disse Trump, acrescentando que vai defender o direito da autocustódia para os 50 milhões de cripto investidores nos EUA.
“Apoiarei o direito à autocustódia e vou manter Elizabett Warren e seus capangas longe dos seus Bitcoins”.
🚨Trump faz discurso histórico em defesa do Bitcoin.
“Vou defender a auto custódia”
"Nunca permitirei a criação de uma CBDC"
"Vou manter Elizabet Warren e seus capangas longe dos seus bitcoins” pic.twitter.com/TJ6gWHQt7h— Livecoins (@livecoinsBR) May 26, 2024
Trump defende liderança dos EUA na indústria de criptomoedas
Em sua rede social, Truth, Trump também defendeu o Bitcoin e acusou Joe Biden de ser um corrupto, afirmando que os EUA devem liderar o setor de criptomoedas.
A postagem foi feita pouco antes de seu discurso na Convenção Nacional Libertária em Washington DC, e ocorre no momento em que ambos os partidos pretendem atrair eleitores que investem em criptomoedas antes da eleição presidencial do país, programada para 5 de novembro deste ano.
Além de defender fortemente as criptomoedas, Trump criticou seu principal concorrente, acusando o atual presidente dos EUA de querer que a indústria morra.
“Sou muito positivo e [de mente aberta] para as empresas de criptomoeda e todas as coisas relacionadas a esta nova e florescente indústria”, escreveu Trump em sua plataforma social Truth. “Nosso país deve ser líder na área.”
“O corrupto Joe Biden, por outro lado, o pior presidente da história do nosso país, quer que o mercado [de criptomoedas] tenha uma morte lenta e dolorosa. Isso nunca acontecerá comigo”, afirmou Trump.
Trump também afirmou que comutaria a sentença de prisão perpétua do fundador do Silk Road, Ross Ulbricht, para tempo de serviço se ele for reeleito.
“Se você votar em mim, comutarei a sentença de Ross Ulbricht”, disse Trump.
Ulbricht, vale lembrar, foi condenado em 2015 e cumpre atualmente duas penas de prisão perpétua. O anúncio de Trump sobre o potencial perdão para Ulbricht gerou discussões nas comunidades de criptomoedas e jurídica.
Enquanto alguns argumentam que o perdão proporcionaria uma segunda oportunidade a Ulbricht, que já cumpriu 11 anos de prisão, outros manifestam preocupações sobre as implicações de perdoar alguém condenado por gerenciar um mercado de drogas.
Bitcoin deve decidir eleições nos EUA
Seja como for, Trump é um político e está tentando atrair votos de quase 50 milhões de investidores em criptomoedas nos EUA.
De acordo com dados da Triple-A, os EUA possuem 46 milhões de usuários adultos ativos de criptomoedas que podem decidir as eleições americanas, especialmente com a falta de regulamentações claras e repressões consistentes direcionadas ao mercado nos últimos dois anos.
Sendo assim, até mesmo Joe Biden parece estar mudando de direção em relação à política sobre criptomoedas após a súbita aprovação dos ETFs de Ethereum pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), contrariando o sentimento geral do mercado.
A Câmara dos Representantes dos EUA também aprovou a Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século XXI (FIT), que enfrentou oposição da Casa Branca, mas sem ameaças de veto.
Tais movimentos têm sido amplamente interpretados como atos políticos destinados a ganhar votos nas próximas eleições. O Bitcoin e as criptomoedas, portanto, devem definir as eleições nos EUA pela primeira vez na história.