O Nubank, um dos maiores bancos digitais do Brasil, anunciou nesta terça-feira (12) uma ferramenta que permite que seus clientes comprem e vendam criptomoedas em seu próprio aplicativo.
Anteriormente, os clientes já podiam fazer isso, mas apenas contra o real brasileiro. Agora, a função “swap” permitirá a negociação de Bitcoin, Ethereum, Solana e Uniswap pela stablecoin USDC.
Segundo a nota oficial, a nova funcionalidade reduzirá as taxas de negociação pagas pelos investidores. Além disso, também permitirá que eles realizem lucros sem precisar sair desse mercado digital.
Nubank expande operações com criptomoedas
O Nubank liberou a compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas ainda em 2022, citando uma “tendência crescente na América Latina”. No mesmo ano, o banco criou sua própria criptomoeda, a Nucoin, mas o projeto acabou sendo abandonado neste ano.
Mesmo assim, o Nubank continua expandindo sua participação neste mercado. Em nota divulgada nesta terça-feira (12), o banco anunciou uma ferramenta de troca de criptomoedas em seu aplicativo, permitindo a conversando de BTC, ETH, SOL e UNI em USDC, e vice-versa.
“O swap é demanda dos clientes conforme eles passam a incluir criptoativos em suas estratégias. A implementação inicial envolvendo o USDC e as quatro criptos mais populares é uma forma de garantir eventuais lucros com a valorização de uma delas sem perder a posição no mercado e com uma taxa menor em comparação com a venda para obter o valor em reais”, Thomaz Fortes, diretor-executivo de criptomoedas e ativos digitais do Nubank.
A função será liberada gradualmente ao longo das próximas semanas e deve ser simples e intuitiva de usar. O texto aponta que o aplicativo receberá um botão escrito “Trocar” em sua tela inicial.
Antes disso, caso um cliente quisesse converter BTC em USDC, ele precisaria converter BTC para BRL e então BRL para USDC, um processo mais longo, com mais taxas.
Para os próximos meses, está prevista a adição de outros pares nesta troca direta. Ou seja, talvez o banco inclua pares como BTC/ETH, BTC/SOL e outros.
Um dos motivos citados pelo banco é a proteção contra a inflação do real brasileiro. Com a ferramenta de troca, investidores poderão realizar seus lucros em BTC, mas continuar investindo através do USDC, por exemplo.
Por fim, o banco também nota que clientes do Nubank Cripto podem ativar o recebimento de alertas para variações de preços, de 3%, 6% ou 9% ao dia. Devido a forte alta do Bitcoin, essa função deve ter sido disparada diversas vezes nos últimos dias.