O Bitcoin é uma moeda digital com a proposta de substituir o atual sistema financeiro baseado em bancos centrais. Um dos fundamentos seria a divisão dos estados e da distribuição monetária. Além disso, o Bitcoin se propõe a ser uma moeda da internet, funcionando pelo mundo todo, ou seja, uma moeda globalizada. Entretanto, muitos ainda se perguntam quando acontecerá a adoção em massa do Bitcoin no mundo.
Claro que o tema é polêmico e não como demonstrar o futuro com clareza. Uma das formas de previsão do futuro, muito utilizada atualmente é a ciência de dados. Com ela, é necessário a realização de uma grande coleta de dados para se obter bons resultados. De acordo com um analista, o Bitcoin ainda é um tema obscuro no mundo, com 99,9% das pessoas ainda não sabendo nada sobre o tema.
Adoção em massa do Bitcoin poderá demorar muitos anos até que aconteça
Para a escritora Christina Comben, o Bitcoin está com a adoção em massa anos-luz a frente. Isso seria fruto de um debate pequeno, com uma comunidade relativamente fechada.
A escritora fez uma pesquisa de campo em alguns países, como Espanha, Portugal, Indonésia e Cingapura. Com isso, Comben pôde verificar que há pouco conhecimento sobre BTC no mundo.
Há certamente o destaque da mídia cripto com relação a recente fala de Donald Trump sobre o Bitcoin. Há também os mercados futuros amadurecendo, como Bakkt, entre outros. Mas nada disso ainda faz sentido para a maioria das pessoas do mundo atualmente.
Alguns fatores podem ajudar a popularizar moeda
Para investidores do Bitcoin, alguns assuntos têm o potencial de trazer grande valorização ao preço do BTC. Além disso, segundo um artigo da Forbes recente, o FOMO está prestes a aparecer.
Na última semana, por exemplo, o Banco Central Europeu anunciou novas medidas de sua política fiscal monetária. Para o presidente Mario Dragui, as chances de uma recessão na zona do euro ainda são pequenas, mas tiveram um aumento. Dragui afirmou ainda que a economia europeia é bancária, com isso, irá incentivar empréstimos pelos bancos. Para isso, a Europa irá imprimir mais Euros no mercado, a uma taxa de £20 bilhões por mês.
Para alguns entusiastas do Bitcoin, como Hasu, este novo cenário de políticas monetárias na Europa pode ser bom para o preço do BTC. Sua explicação seria que essas medidas podem fazer com que as pessoas busquem alternativas na Europa para proteger suas riquezas.
Finalmente, fatores podem trazer luz ao Bitcoin até que sua popularização chegue ao mundo. Na Argentina e Venezuela tais fatores já foram apresentados, sendo estas as primeiras populações a buscarem o Bitcoin como proteção. Se novas políticas monetárias, conduzidas de forma errada, continuarem a ser implementadas, o Bitcoin pode ter uma adoção em massa já nos próximos anos.