A cada quatro anos o mundo dos investidores do mercado de criptomoedas fica mais agitado graças ao halving, evento que corta pela metade a produção de Bitcoin.
A expectativa para alguns é de que, a partir deste movimento, o bitcoin tenha um aumento de valor significativo, o que deve beneficiar diretamente seus detentores.
É claro que, no caso de quem está entrando no mercado e pensa em aproveitar o halving para lucrar, é preciso ter algumas coisas em mente. Em primeiro lugar, há muitos investidores que já tem reservas da criptomoeda guardadas para este momento, com meses e até anos de antecedência.
Além disso, entender sua lógica de funcionamento também ajuda muito na hora de definir se vale a pena ou não comprar Bitcoin antes do evento.
De forma geral, o halving cortará pela metade os bitcoins minerados. Levando em consideração que a quantidade total de criptomoedas que será produzida no mundo não ultrapassará os 21 milhões, a expectativa é de que menos moedas em circulação aumente seus preços.
A importância do halving
O motivo principal pelo qual o halving deve ser considerado importante é o fato de que este evento altera o balanço da oferta e da procura por Bitcoin.
Assim sendo, enquanto a oferta de criptomoedas diminui, em tese sua demanda permanece a mesma ou aumenta. Mas para garantir que de fato isso traga um aumento em seus preços, é preciso levar em consideração alguns fatores.
Em julho de 2016 ocorreu o último halving, mas foi somente em janeiro de 2017 que seus valores tiveram um aumento substancial, passado dos 1000 dólares para os 6 mil e em seguida para 20 mil.
Em 2012 o caso foi mais ou menos parecido, já que apenas em 2014 a criptomoeda apresentou uma alta nos valores. Assim sendo, pode parecer que isso poderá voltar a se repetir em 2021.
Porém, a realidade pode não ser esta, visto que há outras variáveis neste ano. Primeiramente, o conhecimento sobre o criptomercado aumentou muito nos últimos quatro anos, o que acaba impactando em seus preços.
Além disso, alguns analistas e mineradores de Bitcoin também devem ser levados em conta, uma vez que suas recompensas são baseadas na criptomoeda.
Assim sendo, depois que o halving acabar, há a expectativa de que vendam seus ativos digitais para manterem-se em funcionamento depois do fim do evento. Levando tudo isso em conta, a expectativa para alguns é de que o bitcoin valha de 12 mil a 15 mil dólares depois do corte.
Por fim, vale destacar também os impactos que o coronavírus terá no halving. Como a pandemia está afetando a produção de mineradores de bitcoin, que sofrem com a falta de equipamento adequado, isto pode trazer ainda mais instabilidade para seu preço depois do evento.
Assim sendo, antes de começar a se preparar para o acontecimento, ou até mesmo acumular reservas, leve estas considerações em conta sobre o corte na produção de Bitcoin deste mês.