O grande banco dos EUA, JPMorgan, acredita que o ouro vai sofrer com o Bitcoin. A visão seria que nos últimos dias os investidores institucionais compraram mais Bitcoin que o metal no mercado, sendo essa uma tendência.
O capital institucional tem entrado no Bitcoin em 2020 e é um dos destaques. Contudo, em simultâneo, o dinheiro flui para “fora” do ouro. Ambos são considerados por alguns investidores como boas reservas de valor contra crises.
Vale o destaque que o JPMorgan, de acordo com a Bloomberg, observou o dinheiro indo para fundos de Bitcoin. Ou seja, a maior parte do capital institucional pode não ter ido diretamente para a moeda digital, mas para produtos financeiros ligados a ela.
De qualquer forma, a migração acontece popularmente em Wall Street, após a grande adoção de grandes investidores no ano. Um deles, Paul Tudor Jones, afirmou recentemente que o “Preço do Bitcoin está errado” e deveria estar bem maior no mercado.
O dinheiro que migrou para fundos de Bitcoin saiu principalmente de ETFs de ouro. Segundo os estrategistas do JPMorgan, o dinheiro apenas começou a migrar do ouro para o Bitcoin, devendo ser um movimento visto com força no futuro.
Fundador da Grayscale comemorou alteração na demanda por ouro e Bitcoin, após campanha
Um dos fundos que mais recebeu atenção dos investidores foi o Grayscale Bitcoin Trust. Este fundo teria comprado grande parte das moedas para oferecer produtos aos seus clientes.
O CEO da Grayscale, que fez uma campanha chamada “Drop Gold” (largue o ouro), comemorou o “fracasso” na demanda por ouro e o “sucesso” do Bitcoin.
“Estou começando a pensar que a campanha publicitária da @Grayscale #DropGold foi um dinheiro bem gasto”, declarou Barry em seu Twitter nesta quarta (9)
I'm starting to think that the @Grayscale #DropGold advertising campaign was money well spent
— Barry Silbert (@BarrySilbert) December 9, 2020
Segundo o World Gold Council, o mês de novembro foi marcante para os ETFs de ouro. Esse teria sido o pior mês para o metal em 2020. De acordo com um grande banco no início de dezembro, está difícil explicar a queda do ouro.