O Bitcoin continua se tornando uma ferramenta para diferentes tipos de pagamentos, e não estamos falando apenas de transferências entre duas pessoas, já que a moeda digital agora foi utilizada para uma transferência de um jogador de futebol. David Barral, que ganhou fama no Real Madrid, assinou contrato com outro time e teve seu contrato pago em Bitcoin.
Toda a transação de David foi negociada, e paga, com bitcoins. Esta é a primeira vez que um jogador faz um acordo da transferência e é pago com a criptomoeda.
De acordo com informações do site britânico The Sun, o anúncio foi através do Twitter oficial do time, que tem como dono do clube, Thibault Courtois, também estrela do Real Madrid.
No anúncio o clube afirmou que David Barral chegava como reforço, e que todo o acordo foi feito utilizando a maior criptomoeda do mundo.
“Oficial! David Barral assinou com o International Madrid. Ele assinou para esta temporada, com a opção de renovar para mais uma, jogando a 2ª divisão B. A Transferência foi feita com criptomoedas.”
💥 OFICIAL | David Barral (@barral23) ha fichado por el @interdemadrid
🖋️ Firma por la presente temporada con opción de renovar una segunda
➡️ Jugará en la 2ª División B
🪙 El fichaje se ha efectuado con criptomonedas pic.twitter.com/XSaVPzgQ8a
— El Partidazo de COPE (@partidazocope) January 15, 2021
Pagamento histórico
O uso da criptomoeda para realizar o contrato não foi feito de forma direta entre os lados envolvidos. Todo o procedimento foi intermediado pela Criptan, uma plataforma facilitadora de compras com criptomoedas.
O time não informou o valor da transferência ou se os próximos acordos também serão pagos utilizando ativos digitais.
No entanto, vale mencionar que a transação, que pode ser considerada histórica, foi feita justamente após o International Madrid ter se tornado parceiro do DUX Gaming, uma empresa ligada a jogos eletrônicos e eSports.
Isso indica que o time está mais disposto a adotar uma postura mais tecnológica no futuro. Sendo assim, é possível que essa não seja a única contratação utilizando esses ativos.
Apesar de não ser um jogador de primeira divisão, David Barral teve um período de alguns meses no Real Madrid, considerado um dos times mais importantes de todo o mundo e um dos maiores nomes do esporte, além de ter jogado em diversos outros times da primeira divisão.
No mês passado o jogador da NFL, Russell Okun, anunciou que receberá metade de seu contrato de US$ 13 milhões (R$ 67 milhões) em Bitcoin. O jogador de 32 anos é o primeiro da liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos a ser pago com a moeda digital.
Quem sabe não veremos esse tipo de transação ficando mais frequente? Afinal, já tivemos até mesmo diferentes projetos de criptomoedas e ativos digitais sendo lançados por times e jogadores de futebol também possuem interesse em aproveitar essa onda do Bitcoin.