Com o Bitcoin sendo adotado por empresas, e até um país, as baleias têm aproveitado as quedas para acumular mais a moeda digital e usá-la como reserva de valor. A escassez do Bitcoin acaba criando uma batalha, de paciência, para comprar no momento certo.
Segundo Willy Woo, a última queda do Bitcoin não foi causada por grandes investidores que venderam seus ativos, como muitos pensam. E que estas baleias estão, na verdade, aproveitando estas quedas para acumular mais moedas em suas carteiras.
Contrary to common opinion, that latest price pull back was not from whale selling. They've been in a significant region of buying. pic.twitter.com/RFZe6LRG6t
— Willy Woo (@woonomic) September 11, 2021
Segundo Woo, uma grande venda no OTC (mercado de balcão), poderia ter gerado um efeito cascata que acabou liquidando muitas ordens de long que estavam excessivamente alavancadas.
Para explicar o efeito cascata: Uma ordem de long muito alavancada é liquidada, precisando ser transformada em short (vendida), conforme mais ordens são liquidadas, mais o preço cai e ainda mais ordens são liquidadas. Um ciclo quase infinito.
Segundo informações do The Block, o total de longs liquidados nas maiores exchanges de futuros ultrapassou a marca de 1,23 bilhão de dólares, cerca de 6,4 bilhões de reais, no dia 6 de setembro. Indicando uma cascata de liquidações.
Por que as baleias não compram tudo de uma vez?
Caso as baleias comprassem milhões, ou bilhões de uma só vez, isso poderia fazer o preço subir imediatamente porém ele também se retrairia bem rápido pois outros players venderiam, realizando o seu lucro por acreditarem que o preço está inflado.
Para quem está comprando e pensando no longo prazo, a estratégia é acumular mais bitcoin, é claro, através do menor preço possível.
Um bom exemplo é a MicroStrategy que durante esta queda comprou mais R$1,26 bilhão de BTC por um preço médio de 48.009 dólares por unidade. A empresa parece estar seguindo esta estratégia desde o início: o Bitcoin cai, ela acumula mais.
Segundo o próprio Willy Woo, a recente queda é apenas uma armadilha para ursos, e o Bitcoin segue em tendência de alta. Além disso muitos especuladores acreditam que o BTC conseguirá romper o número mágico de 100.000 dólares ainda este ano.