Em discurso realizado nesta segunda-feira (25), Fabio Panetta, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que o Bitcoin é um esquema Ponzi. Indo além, Panetta colocou a culpa em reportagens que mostram o histórico de preços positivo do Bitcoin.
Outro destaque é o elogio ao conhecimento tecnológico de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, feito por Panetta. Contudo, o membro do Banco Central Europeu afirma que Nakamoto não era especialista em dinheiro. Sendo assim, Panetta afirma que o Bitcoin é uma “utopia anarquista”.
Falando sobre conhecimento sobre dinheiro, na última quinta-feira (21), Kristalina Georgieva, diretora do FMI, afirmou que eles não sabiam que imprimir causaria inflação. Portanto, é difícil respeitar a opinião do membro do Banco Central Europeu.
BC Europeu acredita que Bitcoin é Esquema Ponzi
Embora tenha sido o ativo mais rápido a alcançar a marca de 1 trilhão de dólares, em 12 anos, muitos ainda não estão convencidos de que o Bitcoin chegou para ficar. Um destes críticos é Fabio Panetta, membro do Banco Central Europeu, que, nesta segunda-feira (25), atacou o Bitcoin novamente enquanto pedia por mais regulação no setor de criptomoedas.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
“Seu whitepaper de 2008 mostra um grande fascínio por tecnologia, principalmente criptografia, mas não necessariamente uma compreensão profunda de questões de pagamento e dinheiro,” afirma Panetta, membro do Banco Central Europeu. “Eles [Satoshi Nakamoto] aspiravam realizar uma utopia anarquista de uma moeda estável livre do escrutínio público.”
Seguindo, Panetta reconhece que já se passaram quase 15 anos desde então. Contudo, acredita que o aumento de preço do Bitcoin terá um fim, acreditando que é uma bolha. Como culpados, o membro do BCE cita “cripto-evangelistas que prometem um paraíso na terra”.
Entretanto, vale lembrar que o preço do Bitcoin — limitado matematicamente a 21 milhões de unidades — também é reflexo da perda de poder de compra de moedas fiduciárias, causado pela impressão desenfreada de novas moedas.
Voltando ao discurso de Panetta, o mesmo afirma que muitas pessoas estão comprando Bitcoin, e outras criptomoedas, sem possuir conhecimento sobre o tema. Novamente apontando culpados: dados históricos, que mostram a ascensão de preços, postados em reportagens.
“Como em um esquema Ponzi, essa dinâmica só pode continuar enquanto um número crescente de investidores acreditar que os preços continuarão a aumentar […] Até que o entusiasmo desapareça e a bolha estoure.”
FMI não sabia que imprimir dinheiro causaria inflação
Embora Panetta tenha afirmado que Satoshi Nakamoto não possuía conhecimentos profundos sobre dinheiro quando criou o Bitcoin, uma fala da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra quem está realmente perdido sobre o assunto.
Segundo Kristalina Georgieva, o FMI não tinha ciência de que o aumento na base monetária causaria inflação, hoje batendo recordes em diversos países, incluindo na Europa. Indo além, Georgieva compara suas ações a de crianças.
“Às vezes agimos como crianças de oito anos jogando futebol. Aqui está a bola e estamos todos nela, sem cobrir o resto do campo.”
Portanto, não só Nakamoto possui um melhor entendimento sobre dinheiro do que o FMI e Bancos Centrais, como é possível afirmar que o verdadeiro esquema Ponzi são as moedas fiduciárias. Afinal, caso as pessoas não fossem obrigadas a usá-las, ninguém teria interesse nelas, o que faria seu preço cair para zero. Além disso, mesmo com as pessoas sendo obrigadas a usarem tais moedas, muitas destas moedas morreram com o tempo, principalmente por hiper-inflação.