Binance bloqueia depósitos de Solana e preço despenca

Criptomoeda que teve rede atacada várias vezes nos últimos meses, agora tem desconfiança do mercado após colapso da FTX.

A Binance bloqueia a partir desta quinta-feira (17) os depósitos da criptomoeda Solana em sua plataforma. No mês de novembro, a SOL já despencou 55% em relação ao Dólar, parte da queda atribuída ao colapso da FTX.

A Solana é uma moeda que surgiu para concorrer com o ecossistema Ethereum. Prometendo ser rápida, barata e com ecossistema de DeFi forte, a tecnologia atraiu empresas.

E um dos principais divulgadores da Solana era justamente Sam Bankman-Fried, dono da FTX. Além disso, a Alameda Research, empresa que também faliu, mantinha grande parte dos fundos investida na SOL.

Após o colapso da corretora FTX, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, chegou a dizer que SBF merecia sofrer.

Binance bloqueia depósitos de Solana, moeda que já derreteu 55% em 14 dias

As primeiras duas semanas de novembro estão sendo duras para investidores da FTX. Ruim também para aqueles que investiam em Solana, que já despencou 55% de valor em relação ao Dólar nos últimos 14 dias, valendo apenas US$ 13,00 hoje.

Tudo isso ocorre pela ligação da moeda “matadora do Ethereum” com a falida FTX.

Para piorar a situação e a liquidez de mercado da Solana, a Binance anunciou nesta quinta que ninguém poderá depositar SOl em sua plataforma.

Além disso, a criptomoeda Tether (USDT), emitida pela rede Solana, também não poderá ser depositada.

“Os depósitos de USDC (SOL) e USDT (SOL) foram temporariamente suspensos até novo aviso.”

Em nota, a Binance declarou que poderá revogar essa medida a qualquer momento, sem aviso prévio. De qualquer forma, desde o colapso da FTX, o principal mercado da Solana era na Binance.

Vale lembrar que a medida afeta apenas os depósitos, sendo que, pelo menos por hora, os saques seguem ativos. Contudo, não há informação se a Solana poderá ser deslistada da Binance em breve, apesar do forte indício.

Crise na Solana enterra de vez a FTX

A FTX mantinha antes de quebrar totalmente uma enorme quantia de Solana em suas reservas.

Ou seja, com a queda da moeda, o problema da FTX piora ainda mais. Isso porque, com a falta de liquidez da Solana, piorado pelo declínio em sua cotação, a corretora de SBF tem um ativo ilíquido em mãos.

Nos últimos meses, a comunidade Solana já vinha sofrendo com os problemas estruturais dessa rede.

Travamentos na rede, ficando fora de funcionamento por horas, e ataques hackers surgiram no ecossistema.

O cofundador da Solana, Raj Gokal publicou em seu Twitter na segunda-feira (14) que a moeda segue forte.

“A convicção não mudou essa comunidade Solana, e toda a cripto, passará por isso muito mais forte do que nunca. É doloroso, e o foco continua sendo no suporte a desenvolvedores e usuários. Mas, por outro lado, não posso deixar de pensar que seremos insanamente endurecidos pela batalha.”

Okx e Bybit também estão removendo suporte

Outras corretoras que estão removendo o suporte a Solana são Okx e a Bybit. No caso da Bybit, o bloqueio ocorre nos depósitos, assim como da Binance.

Já a OKX deslistou a Solana de sua plataforma para seus clientes, removendo também a opção de USDT emitido na rede SOL.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias