A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, colocou 4 criptomoedas em uma espécie de “lista de observação” nesta quarta-feira (4). Segundo o anúncio oficial, os projetos apresentam riscos mais altos do que outros ativos encontrados na plataforma.
As criptomoedas ainda poderão ser negociadas na Binance, mas correm o risco de serem removidas a qualquer momento. Sendo assim, não é surpresa a desvalorização de até 12,5% dos ativos após o comunicado.
Tal lista está disponível para o público e pode ser acessada a qualquer momento. Portanto, investidores podem usá-la para identificar quais projetos estão em crise.
Binance coloca mais 4 criptomoedas em monitoramento
A lista de monitoramento da Binance já conta com 27 criptomoedas consideradas de alto risco pela corretora. Alguns exemplos são o FTT, token da falida FTX, e o VGX, token da também falida Voyager.
Embora ainda seja possível negociar tais ativos na Binance, a corretora informa que investidores precisarão responder a um quiz a cada 90 dias e aceitar os termos de uso para terem acesso a tais mercados.
“A tag de Monitoramento é aplicada a tokens que apresentam volatilidade e riscos maiores em comparação com outros tokens listados.”
“Esses tokens são monitorados constantemente através de análises regulares”, aponta a Binance. “Em determinadas circunstâncias e na pior das hipóteses, esses tokens podem estar sujeitos à exclusão (remoção da lista de tokens).”
Os quatro projetos que entraram para essa lista nesta quarta-feira foram Beta Finance (BETA), BarnBridge (BOND), Waltonchain (WTC) e NEM (XEM). As quatro criptomoedas em questão estão operando em queda de 12,5%, 7,7%, 9,9% e 4%, respectivamente.
No comunicado oficial, a Binance aponta que a decisão pode estar ligada a falta de comprometimento da equipe do projeto, nível de desenvolvimento, liquidez e volume, ou até mesmo evidência de conduta antiética.
Quais criptomoedas estão na lista de monitoramento da Binance?
Com risco de serem removidas da Binance, esses projetos podem sofrer ainda mais perdas caso deixem a maior corretora de criptomoedas do mundo. Portanto, 27 criptomoedas encontradas nesta lista merecem uma atenção especial.
Atualizada nesta quarta-feira (4), os projetos em monitoramento incluem tokens de corretoras falidas, criptomoedas que foram alvos de hacks, projetos sancionados pelos EUA, e até mesmo um caso onde o CEO do projeto foi preso. A lista completa é a seguinte:
- FTX Token (FTT)
- NEM (XEM)
- Aelf (ELF)
- JasmyCoin (JASMY)
- Loom Network (LOOM)
- Ark (Ark)
- OMG Network (OMG)
- Linear (LINA)
- Beta Finance (BETA)
- Ren (REN)
- Multichain (MULTI)
Enzyme (MLN) - WazirX (WRX)
- Cream Finance (CREAM)
- Voyager Token (VGX)
- Akropolis (AKRO)
- BitShares (BTS)
- Gifto (GFT)
- AirDAO (AMB)
- BardBridge (BOND)
- Waltonchain (WTC)
- OpenANX (OAX)
- Tornado Cash (TORN)
- DREP (DREP)
- PNetwork (PNT)
- Perlin (PERL)
- OokiDAO (OOKI)
Somadas, essas criptomoedas possuem um valor de mercado de R$ 9,3 bilhões, um montante pequeno considerado os R$ 5,57 trilhões do setor. A lista está disponível ao público em uma página especial da Binance e pode ser acessada a qualquer momento.