Um executivo político do Banco da Inglaterra alertou que criptomoedas como o bitcoin podem desencadear um colapso financeiro global, a menos que os governos adotem regulamentações rígidas ao mercado.
Comparando o crescimento das criptomoedas com o valor crescente das hipotecas dos EUA antes do colapso financeiro de 2008, o vice-presidente do banco, Sir Jon Cunliffe disse que existe perigo de os mercados financeiros serem abalados em poucos anos por um evento de magnitude semelhante.
O banqueiro desempenhou um papel no monitoramento de criptomoedas nos últimos anos como consultor do Conselho de Estabilidade Financeira do G20 e do órgão consultivo geral dos bancos centrais, o Banco de Compensações Internacionais (BIS).
Ele é altamente respeitado e tem contatos em círculos políticos e de bancos centrais, seu alerta provavelmente atrairá a atenção de altos funcionários do Tesouro no Reino Unido, Washington e Tóquio.
Colapso financeiro
O valor total de capitalização das criptomoedas aumentou em cerca de 200% este ano, de pouco menos de US $ 800 bilhões para US $ 2 trilhões.
O banqueiro disse que, embora o setor financeiro esteja mais robusto do que em 2008 e que os governos devam ser cautelosos para não reagir exageradamente às inovações financeiras, há motivos para se preocupar com o fato de os comerciantes estarem usando moedas digitais que poderiam ser inúteis no dia a dia.
“É claro que US $ 2,3 trilhões devem ser vistos no contexto do sistema financeiro global de US $ 250 trilhões. Mas, como a crise financeira nos mostrou, uma grande porcentagem do setor financeiro não precisa ser levada em consideração para desencadear problemas de estabilidade financeira: os subprimes foram avaliados em cerca de US $ 1,2 trilhão em 2008”, disse ele.
Dinheiro emprestado para comprar criptomoedas
A especulação sobre as hipotecas subprime nos Estados Unidos foi impulsionada por famílias de baixa renda que usaram hipotecas com taxas de juros muito baixas.
Ele disse que existem evidências de que os especuladores estão começando a pegar dinheiro emprestado para comprar criptomoedas, aumentando o risco de um colapso infectar o sistema financeiro mais amplo.
“A maior parte desses ativos não tem valor intrínseco e são vulneráveis a grandes correções de preços. O mundo criptográfico está começando a se conectar ao sistema financeiro tradicional e estamos vendo o surgimento de participantes alavancados. E, crucialmente, isso está acontecendo em um espaço amplamente não regulamentado”, disse Cunliffe.
“Os riscos de estabilidade financeira atualmente são relativamente limitados, mas podem crescer muito rapidamente se, como espero, esta área continuar a se desenvolver e expandir no ritmo. O tamanho que esses riscos podem crescer dependerá em grande parte da natureza e da velocidade de resposta das autoridades regulatórias e de supervisão”, acrescentou.
Segundo sua pesquisa, os gastos com criptomoedas foram apoiados apenas por cerca de US $ 40 bilhões de fundos emprestados. Mas havia a prova de que os comerciantes estavam cada vez mais especulando sobre o valor das moedas digitais a longo prazo.