Não é de hoje que as criptomoedas, especialmente o Bitcoin, são definidos por alguns investidores como bolhas do mercado. Recentemente o banco alemão Deustche Bank divulgou uma pesquisa que revela o sentimento do mercado em relação a moeda digital.
De acordo com o resultado da pesquisa que foi baseado na opinião de 627 profissionais do mercado de investimentos, 89% deles responderam que alguns setores estão inflados e podem estar “bolhados”.
A pesquisa revela que para esses profissionais, o Bitcoin e as ações de empresas de tecnologia dos Estados Unidos encabeçam o topo lista. Para os entrevistados, o Bitcoin é o principal e o mais extremo caso de bolha atualmente.
A pesquisa perguntou com base numa classificação de 1 a 10 o nível de bolha de alguns setores do mercado e a moeda digital foi classificada como bolha pela metade dos 627 profissionais entrevistados, cerca de 313, no nível 10 de classificação.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Em segundo lugar ficaram as ações de empresas de tecnologia dos Estados Unidos, alcançando uma pontuação entre 7,9 e 10, recebendo a classificação de nível 7 para cima, de nível de mercado inflado.
Investidores acham que o Bitcoin e a Tesla podem cair pela metade nos próximos 12 meses
De acordo com a pesquisa do Deustche Bank, os profissionais entrevistados acreditam que as chances das ações da Tesla, a fabricante de carros elétricos, de terem um bom desempenho no próximo ano são baixas, para eles, no próximo ano as chances são de que seus preços caiam e não mais continuem subindo.
Vale destacar que, os profissionais do mercado financeiro entrevistados pelo Deustche Bank disseram acreditar que nos próximos 12 meses é mais provável que haja uma desvalorização de 50% no preço do Bitcoin e das ações da Tesla.
Os investidores disseram que entre o Bitcoin e a Tesla, as ações da montadora são as mais vulneráveis a essa queda.
O preço da criptomoeda registrou uma alta de mais 800% nos últimos anos. O preço do Bitcoin dobrou o seu último recorde de preço, que era de US $ 20.000, alcançando os US $ 40.000 em 2021.
De fato, essa é uma alta que impressiona os analistas e os fazem acreditar que o preço do Bitcoin está inflado.
Quando vai estourar a bolha?
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre o que poderia causar o estouro das bolhas no preço das ações de empresas de tecnologia dos EUA e no preço do Bitcoin, contudo, os entrevistados não souberam responder o que exatamente pode “estourar” essas bolhas.
Os defensores do Bitcoin defendem que o preço da moeda digital alcançou tal valorização devido o interesse de investidores institucionais, que começaram a ver a criptomoeda como uma reserva de valor.
Já os críticos afirmam que o Bitcoin é uma bolha pois não passa de um ativo usado para especulação e que um dia vai estourar.