O valor total de mercado do Bitcoin acaba de ultrapassar $ 350 bilhões, tornando a moeda digital o “maior banco do mundo” pela primeira vez na história. A moeda digital passou o valor de mercado do JP Morgan ($ 349 bi ) depois de ser negociado acima de US $ 18.900.
Cerca de 155 bancos com valor combinado de quase $ 4 trilhões fazem parte do ranking, incluindo o Citigroup, $ 107 bilhões, e o Goldman Sachs, $ 76 bilhões.
A comparação é um pouco complexa porque esses bancos mencionados têm trilhões em ativos sob gestão, com a capitalização de mercado do Bitcoin mais comparada com as ações que têm dividendos.
O bitcoin também é uma ação de certa forma, o detentor se beneficia do aumento do uso da moeda, o que implica em alta na demanda, com lucros tão instantaneamente e automaticamente distribuídos, em vez de depender do que algum comitê decide.
O Bitcoin agora começou a ser usado como uma espécie de serviço bancário, incluindo empréstimos em DeFi, bem como custódia de ativos enquanto processa pagamentos e facilita serviços financeiros como o comércio internacional.
A Bloomberg acredita que o valor total de mercado do Bitcoin deve atingir 1 trilhão até 2025.
A previsão é baseada no aumento da adoção da moeda digital, bem como o aumento de interesse institucional. Vale lembrar que a MicroStrategy comprou 21,545 bitcoins por cerca de R$ 1.3 bilhão.
Mais de 15 empresas de capital aberto adotaram o Bitcoin como uma reserva de valor, entre elas estão a Galaxy Digital Holdings, Riot Blockchain, Digital X, Argo Blockchain, e FRO Corp.