O Bitcoin subiu para US$ 37.710 na madrugada desta quinta-feira (7) e parece que eventos que se desenrolam na capital dos Estados Unidos deram um empurrãozinho, levando o preço da moeda digital para um novo recorde.
O Capitólio dos Estados Unidos, a sede da democracia americana, foi invadida por uma multidão pró-Donald Trump um esforço para contestar os resultados da eleição.
Minutos depois que se espalhou a notícia de que o vice-presidente havia anunciado que não iria cumprir a ordem do presidente e reverter a derrota de Trump para Joe Biden nas urnas, centenas de manifestantes pró-Trump derrubaram as barreiras em torno do edifício do Capitólio e avançaram.
A situação em Washington continua com o presidente eleito Jo Biden afirmando que a invasão do Congresso “beira a sedição”. Ele também chamou isso de “insurreição”, afirmando que se tratava de uma pequena minoria extremista.
O presidente derrotado nas últimas eleições dos EUA, Donald Trump, pediu aos manifestantes que voltassem para casa, afirmando que a eleição havia sido roubada, mas que deveriam voltar.
A guarda nacional agora está no Congresso, bem como em vários outros órgãos jurídicos, com a situação ficando sob controle.
Sugere-se que os legisladores possam retomar o processo de certificação do voto eleitoral.
Ontem foi um dia que abalou os Estados Unidos.
Um dia em que a democracia americana ficou mais ameaçada, levantando questões sobre por que esses manifestantes foram autorizados a vagar pelo Congresso por horas como se os Estados Unidos não tivessem autoridades de segurança.
Isso pode criar incerteza nos próximos dias, conforme a transição avança para 20 de janeiro, quando Biden deve assumir a Casa Branca em um país que tem sua reputação ainda mais prejudicada.
Ao mesmo tempo, o público americano parece ter rejeitado esse tipo de política, com a Associated Press registrando na blockchain do Ethereum o resultado da eleição na Geórgia em favor de dois democratas, o que dá a Biden uma certa liberdade pelos próximos quatro anos.