Brasil é segundo maior em adoção das criptomoedas

É bom demais para ser verdade?

Siga no

Não há dúvidas que a população brasileira tem se atentado para o Bitcoin e demais criptos. Entretanto, um recente estudo chega para informar que o Brasil é o segundo maior em adoção das criptomoedas.

Certamente, ver que o mercado nacional é destaque no setor ainda não convence muitos. Isso porque há no Brasil pessoas que investem em pirâmides financeiras e não realmente em Bitcoin. Entretanto, na pesquisa conduzida pelo Statista, o Brasil só perde para a Turquia.

Brasil tem grande adoção das criptomoedas, aponta estudo

Segundo o site Statista, a Turquia é o país que tem mais adoção às criptomoedas do mundo. De fato, ainda em 2018, a Lira Turca teve uma grande desvalorização e o Bitcoin teve destaque na Turquia. Certamente, a primeira posição não seria tão difícil de ser imaginada perante tal cenário.

Entretanto, chamou atenção para o fato do Brasil ser o segundo país que mais possui adoção das criptomoedas. Ao lado da Colômbia, 18% dos respondentes da pesquisa eram deste país. A análise buscou cerca de mil pessoas em cada país analisado, indicando que 180 pessoas afirmaram conhecer do assunto.

Fonte: https://www.statista.com/chart/18345/crypto-currency-adoption/

O destaque ao Brasil no estudo, e certamente aos demais países da América do Sul, mostra que a região está de olho no criptomercado. Isso porque, nas cinco primeiras posições, três países sul-americanos apareceram. Apenas a África do Sul apareceu representando o continente africano. Além disso, 1/3 dos países (maioria do levantamento) são do continente europeu.

Cabe o destaque, que em volume diário de transações, os EUA são os maiores do Bitcoin, atualmente. Entretanto, o país apareceu apenas na 15.ª posição no estudo do Statista.

Infelizmente, cenário está longe do ideal mesmo com estudo otimista

O Brasil é um país com vários entusiastas das criptomoedas, com grandes comunidades em redes sociais. Entretanto, na medida em que a tecnologia se consolida, ainda há muitos golpes.

Como a maior parte da população ainda está aprendendo sobre o tema, golpistas se aproveitam para atacar. As chamadas “pirâmides financeiras” são ainda comuns no país, cenário que suja a imagem das criptomoedas. A última, que possivelmente lesou investidores, foi a Zero10 Club que já foi barrada pela CVM.

Várias criptomoedas brasileiras já foram criadas, mas muitos projetos não vingaram. O resumo da adoção das criptomoedas no Brasil, até então, é que está acontecendo sim. Entretanto, muito estudo deve ser implementado, para mostrar que o país realmente entende do assunto com grande propriedade.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Guru de “A grande aposta” compara bitcoin com Tesla: “bolha”

Michael Burry - o famoso investidor interpretado por Christian Bale no filme "A grande aposta" - comparou a Tesla com o bitcoin, chamando ambos...

Produtora do Big Brother, Master Chef e The Voice é atacada por ransomware e...

Uma gigante da televisão está enfrentando um cenário assustador. O grupo francês Banijay informou na quinta-feira (26) que sofreu um ataque cibernético que afetou...
Buenos Aires Argentina Hackers Criptomoedas Ransomwares

Hackers invadem site do governo da Argentina e ameaçam vazar 50GB de dados

Vários países da América Latina seguem perseguidos por ataques cibernéticos, principalmente com os chamados ransomwares. O novo caso de ataque seria uma invasão ao...

Últimas notícias

Produtora do Big Brother, Master Chef e The Voice é atacada por ransomware e tem dados vazados

Uma gigante da televisão está enfrentando um cenário assustador. O grupo francês Banijay informou na quinta-feira (26) que sofreu um ataque cibernético que afetou...

Hackers invadem site do governo da Argentina e ameaçam vazar 50GB de dados

Vários países da América Latina seguem perseguidos por ataques cibernéticos, principalmente com os chamados ransomwares. O novo caso de ataque seria uma invasão ao...

Gráfico histórico do bitcoin sugere que alta de 2020 está apenas começando

Um gráfico histórico que mostra o desempenho do bitcoin desde 2013 sugere um futuro brilhante para a criptomoeda, se a história se repetir (via...